Cesmac Integrado faz Webinário “Educação Interprofissional e Práticas colaborativas: vivencias em cenários de pandemia”

Evento acontece em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da UNCISAL, além dos representantes do PET Cesmac

13/02/2021 às 17h26

O Cesmac Integrado realiza, no dia no dia 03 de março, a partir das 19h, o Webinário com o tema: “Educação Interprofissional e Práticas colaborativas: vivencias em cenários de pandemia. O evento on-line tem a participação da Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e também do PET- Saúde Interprofissionalidade do Cesmac.
Entre os residentes da UNCISAL estão: Débora Souza – Fisioterapia; Aline Oliveira e Cláudia Lima Terapeutas Ocupacionais; Maria Heloise Silva dos Santos e José Jonas Rios Neto – Profissionais de Educação Física; Thaís Lopes Pimentel – Fonoaudióloga; Nataly Gomes e Jéssica Barboza – Enfermeiras; Julia Solano e Ana Caroline dos Santos Silva – Psicólogas, além de Thayane França e Emily Fonseca – Nutricionistas.
Pelo PET-Saúde Cesmac participam do debate Iranir Oliveira – Preceptora – Grupo 4 (Canaã) e Artur Duarte Pinto – Monitor – Grupo 4(Canaã) – acadêmico de Medicina. O evento pretende discutir e responder questões como: competências colaborativas asseguram a efetiva colaboração entre os diferentes profissionais de saúde, diversos trabalhadores de saúde e usuários, familiares, comunidades; articular os conhecimentos, habilidades e atitudes na formação para melhorar as relações interpessoais e interprofissionais na dinâmica do trabalho em saúde e ainda qual a relação dos valores éticos e trabalho em equipe com a prática interprofissional. O Webinário vai acontecer no Canal Oficial do Cesmac no Youtube. Acesse o link e confira a página https://www.youtube.com/cesmacoficial

Sobre o Cesmac Integrado
O grupo da Saúde Integrada, hoje conhecido como ‘Cesmac Integrado”, surgiu, há mais de 10 anos, a partir da necessidade de ampliar os conhecimentos teórico-práticos dos discentes e docentes dos cursos da saúde do Cesmac. O trabalho é embasado nos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposta de atender a população de forma integral, universal e equânime. O objetivo é focado no crescimento prático e científico dos discentes dos cursos da saúde, com ênfase na promoção e prevenção à saúde.

O programa tem como base o modelo de Atenção à Saúde, contido na Estratégia de Saúde da Família, que visa atender às demandas do SUS e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos da área da saúde. O desenvolvimento acontece de forma integrada, preparando profissionais para uma prática colaborativa e contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde, por meio da produção de serviços de excelência no contexto de um sistema de saúde fortalecido.
O Centro Universitário Cesmac fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde o Cesmac Integrado assumiu a responsabilidade de realizar as “Ações Integradas em Saúde” no terceiro Distrito Sanitário de Maceió. Atualmente, as ações são desenvolvidas na Unidade Docente Assistencial Rosa Maria Silva Medeiros (UDA-Cesmac); Unidade de Saúde da Pitanguinha e também na Unidade de Saúde do Ouro Preto.
Com a proposta institucional de mudanças curriculares realizadas dos cursos da área da saúde do Cesmac, inserindo na formação o Eixo Integração Serviço, Ensino e Comunidade (ISEC), desenvolvido previamente no curso de Medicina, ocorreu significativa ampliação no número de discentes por cursos participantes do Cesmac Integrado, que conta com as graduações: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária e Educação Física. Docentes e acadêmicos desenvolvem ações com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, funcionando com diversas atividades de segunda à quinta.

Atualmente o Cesmac Integrado conta com a participação dos seguintes cursos e professores:

Odontologia - Maria Izabel de Mendonça Alves, Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa e Júlia Peixoto Campos de Macedo
Farmácia - Tatiane Epifânio Accioly Barros e Luis Carlos Dantas
Biomedicina - Aryanna Kelly Pinheiro Souza
Fisioterapia - Érika Rosângela Alves Prado e José Erickson Rodrigues
Educação Física - Piettra Moura Galvão Pereira
Enfermagem - Maria da Glória Freitas e Jacqueline Arantes Diniz Basílio
Medicina - Vivianne de Lima Biana Assis, Emanuella Pinheiro de Farias Bispo, Ana Lúcia Soares Tojal, Lúcio Vasconcellos de Verçoza e Karini Vieira Menezes de Omena
Medicina Veterinária - Maria Vilma Rocha Andrade Cruz e Sílvio Romero de Oliveira Abreu
Nutrição - Pauline de Amorim Uchôa e Isadora Bianco
Psicologia - Scheila Chagas Vieira