Docentes e estudantes do curso de Medicina Veterinária do Cesmac realizam série de pesquisas na 72ª EXPOAGRO Alagoas

Participação promove aulas práticas, estágios, networking com os maiores produtores do Nordeste, além da realização projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica

28/10/2022 às 13h22

Os docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária do Cesmac, estão participando ativamente da 72ª EXPOAGRO Alagoas, que segue até o próximo domingo (30), no Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche, em Maceió. A participação proporciona aos acadêmicos aulas práticas, estágios, networking com os maiores produtores do Nordeste, além da realização projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica. Neste sentido, estão sendo realizadas diversas pesquisas para avaliação dos parâmetros clínicos, eletrocardiográficos, biometria e termografia de ovinos, bovinos, equinos, animais de produção em miniatura (mini horse, mini vaca, mini boi, pôneis, mini cabras) e lhama, para avaliação de comportamento e bem-estar. A pretensão é avaliar mais de 200 animais durante o período de exposição.

Há um consenso de que os animais domésticos, por terem sido incorporados à estrutura social da humanidade, sendo mantidos em cativeiro, servindo de alguma maneira à sociedade, merecem níveis mínimos de bem-estar, aponta a literatura acadêmica. Além das várias justificativas religiosas, éticas e filosóficas, há um reconhecimento crescente dos laços entre o bem-estar animal (BEA) e a suscetibilidade a doenças e lesões, perdas econômicas ao longo da cadeia de produção e alimentos de baixa qualidade. O aspecto bem-estar animal pode ser considerado, portanto, intrinsecamente relacionado à saúde pública, segurança do alimento e desenvolvimento econômico de longo prazo. Paralelo às questões econômicas, os consumidores associam cada vez mais os indicadores de bem-estar animal ao consumo consciente e preferências éticas, relacionadas à responsabilidade social e ambiental.
Neste âmbito, as pesquisas estão sendo lideradas pelos docentes Profa. Dra. Raíssa Karolliny Salgueiro Cruz, Profa. Dra. Muriel Magda Lustosa Pimentel, Prof. Me. Marcos Antônio Vieira Filho e Profa. Ma. Anne Caroline de Jesus Oliveira, contando com a participação de mais de 30 discentes da Liga Acadêmica de Equídeos (LAEQUI) e da Liga Acadêmica de Cardiologia Veterinária (LACARDIO).

O espaço foi gentilmente cedido e as pesquisas foram incentivadas pelo presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, e pelos proprietários dos animais, que apoiaram a ideia e os disponibilizaram para as pesquisas. Os dados após analisados, serão publicados em revistas científicas para maior disseminação das informações, visto a importância do comportamento e bem-estar animal e a inovação das pesquisas realizadas, principalmente durante uma feira agropecuária.