Extensão Cesmac celebra aniversário do maior educador que Alagoas já teve: Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros

Nascido em 13 de julho de 1912, no município de São José da Laje, foi músico, poeta, filósofo, professor, escritor e poliglota, além de ter sido o fundador da Instituição, dando oportunidade a quem trabalhava durante o dia poder estudar a noite

13/07/2021 às 16h35

Nome grandioso e de suma importância para a educação em Alagoas, o Cesmac, por meio da Coordenação Geral de Extensão Universitária, celebra os 109 anos do Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, fundador da Instituição considerada uma das maiores e mais tradicionais na educação superior do Estado, que há 48 anos forma diferentes gerações de profissionais.

A trajetória do saudoso Padre é marcada pela atuação em diversas frentes, como: membro da Academia Alagoana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Estado, um dos fundadores   da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Faculdade de Filosofia em Alagoas. Nascido em 13 de julho de 1912, no município de São José da Laje, o educador também deixou a marca na criação de alguns sindicatos da educação, sem falar na fundação de mais de 70 escolas públicas em diversos municípios.

Cumprimento entre o prefeito de Maceió, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e o Pe. Teófanes, diante do governador de Alagoas, Dr. Afrânio Lage Filho

O filho de Teófilo de Araújo Barros e Otília de Souza Barbosa, foi ainda músico, poeta, filósofo e professor e escritor. Após concluir os cursos de Humanidade, Filosofia e Teologia em Maceió, foi ordenado presbítero, no dia 5 de maio de 1934, na Catedral de Maceió pelo arcebispo Dom Santino Maria da Silva Coutinho. Celebrou a primeira missa no dia 8 de maio de 1935.Dedicou toda vida à educação, principalmente daqueles que não tinham condições financeiras de estudar na Capital.

Com esse intuito, fundou o Colégio Guido de Fontgalland em uma pequena casa na Rua Boa Vista, que depois passou a funcionar na Rua Ângelo Neto, no bairro do Farol. Na reorganização da Faculdade de Filosofia, criada em 1950, Padre Teófanes juntou as duas ideias, surgindo assim o projeto da Universidade Autônoma de Maceió, que resultou na criação do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), sonho concretizado em 1973, após a constituição da Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL). Escreveu três livros intitulados: Na missão de educar, Na missão de afirmar e Alocuções. Dedicou toda a vida a um só ideal: “EDUCAR PARA ELEVAR”. Faleceu no dia 21 junho de 2001 e em 2012, a Assembleia Legislativa de Alagoas fez uma justa homenagem instituindo a Medalha do Mérito Educacional Padre Teófanes Augusto de Barros.

Para marcar o momento, a Extensão Universitária da Instituição produziu um valioso material, que depois de uma intensa pesquisa, foi editado e resultou em um importante registro da trajetória do maior educador de Alagoas. Clique no link e confira o documento: 13 DE JULHO, ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO PADRE TEÓFANES_compressed

“Comemorar o aniversário natalício do Padre Teófanes é enaltecer àquele que alavancou a educação em Alagoas através de suas ações e do seu incansável trabalho nesta pasta que é vital para a sociedade. Padre Teófanes foi um grande estudioso, poliglota, amava a educação e a cultura como sua própria vida. Algumas de suas contribuições para o desenvolvimento de Alagoas deram-se através da criação do Cesmac, junto ao Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, que era o prefeito de Maceió na época, criando os sindicatos da educação, sendo um dos fundadores da UFAL, sem falar nas mais de 70 escolas públicas em diversos municípios do Estado de Alagoas. O Padre Teófanes merece o reconhecimento não somente de todos que formam a família Cesmac, mas de toda a sociedade alagoana. E hoje, todo o Cesmac sente-se orgulhoso de estar perpetuando a história deste grande educador dando continuidade ao seu lema: ‘Educar para elevar’”, reforça o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, Coordenador Geral de Extensão Universitária do Cesmac.