Cesmac recebe curso de Urgência e Emergência Cardiológica com Dr. Fernando Sabia Tallo, referência nacional na área

Advanced Cardiac Life Support (ACLS) acontece de 11 a 13 de novembro, no Cesmac

26/10/2022 às 09h29

Maceió recebe curso “Advanced Cardiac Life Support” (ACLS), voltado para médicos e estudantes de Medicina, que será ministrado pelo Dr. Fernando Sabia Tallo, mestre e doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Clínica Médica, Anestesiologia e Medicina Intensiva; e pelo Dr. João Ramalho Neto, médico atuante em Urgência e Emergência no Estado de Alagoas, instrutor da Seclin local, empresa de ensino em Urgência e Emergência (U/E) autorizada pela American Heart Association, com certificação pela Berkeley Educational, que está realizando a iniciativa.
O objetivo é preparar os profissionais e acadêmicos para os novos desafios na U/E, considerando as dificuldades do cenário médico brasileiro. O Curso de ACLS da AHA foi atualizado para refletir a nova ciência presente na Atualização das Diretrizes da AHA de 2020, abordando medidas de suporte básico de vida (SBV) até o suporte avançado de vida (SAVC).

Dr. Fernando Tallo é ainda coordenador da Residência de Clínica Médica; professor titular de U/E da EPCM; presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM); coordenador do Comitê de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica; e Diretor da Associação Médica Brasileira (AMB).
O curso vai trabalhar conteúdos como: reconhecimento e tratamento precoce de parada cardiorrespiratória; reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca; manuseio de via aérea no contexto da PCR; farmacologia relacionada ao manejo de Síndrome Coronariana Aguda e AVC; comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação; e ainda discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica pode melhorar a evolução dos pacientes; com certificação de 16h – Berkley Educational (Autorizado da American Heart Association) e material didático incluso.
A abertura acontece dia 11 de novembro, às 8H, no auditório do Campus I do Cesmac, que fica localizado na Rua Cônego Machado, Farol. A programação vai acontecer nas salas do Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição. A supervisão local é dos acadêmicos de Medicina da Instituição Thiago Pontes, Taciana Valente e João Lucca Sampaio. Informações (82) 98166-9393 (Thiago) | (65) 9283-9680 (Amanda) | @seclincursos.