CESMAC sedia Pré-Congresso do XVI Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC

Atividade acontece durante todo o dia de hoje, 19, no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição

19/11/2019 às 15h56

O Complexo de Inovações Pedagógicas do Centro Universitário CESMAC, onde funcionam as chamadas “Salas Invertidas”, recebe, durante todo o dia de hoje, 19, a atividade Pré-Congresso do XVI Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC. A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Pesquisas Clínicas e a Unidade Docente Assistencial, ambos do CESMAC.

A programação está sendo voltada para Equipes da Estratégia de Saúde da Família do Estado de Alagoas. No período da manhã a atividade coordenada pela professora Maria Célia Torres, que também é do CESMAC integrado, levou a palestra de tema “Experiência brasileira exitosa no controle da hipertensão na atenção básica”.

Quem debateu o tema e compartilhou as experiências de um projeto com consulta compartilhada foi o Dr. Carlos Alberto Machado, especialista na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia-Hipertensão Arterial e Saúde Pública, e a Enfermeira Cristiane Bueno de Souza, ambos realizam importante trabalho em São Paulo.
Teve ainda a mesa-redonda “Como trabalhar os mitos e verdades da hipertensão e diabetes com a população da estratégia de saúde da família? ”, sob a coordenação de Ana Flávia Rodrigues Leão Melro. O tema foi trabalhado pelos seguintes profissionais: Amanda Martins Amaral – Nutricionista, Samara Almeida de Souza Griz –Farmacêutica, Pietra Moura Galvão Pereira - Profissional de Educação Física, José Erickson Rodrigues – Fisioterapeuta e Sheila Chagas Vieira – Psicóloga.

Na parte da tarde, o pré-congresso realiza Oficinas Temáticas com os médicos da estratégia de saúde da família. A coordenação desse trabalho é do Dr. Luiz Guilherme Finotti Camargo de Almeida. A programação conta com a palestra sobre “Estudo de Caso: trabalhando o diagnóstico e o tratamento do paciente hipertenso na atenção básica”, com Dr. Carlos Alberto Machado (SP).
Outra atividade traz o debate sobre “Hipertensão: avanços na medida da pressão arterial”, com o Dr. Marco Mota, que também é o Pesquisador Principal do Centro de Pesquisas Clínicas do CESMAC. O momento é voltado para enfermeiros da atenção básica, sob a coordenação da professora Maria Célia Torres.
Ainda com foco na atividade dos enfermeiros da atenção básica e com a coordenação de Ana Flávia Rodrigues Leão Melro, acontece a discussão sobre “Hipertensão: como organizar o processo de trabalho da enfermagem”, com a palestrante Enfermeira Cristiane Bueno de Souza (SP).

Outro momento coordenado pela professora Annelise Paiva, que também coordena o Centro de Pesquisas Clínicas do CESMAC, o público de técnico de enfermagem da atenção básica e agente comunitário de saúde, acompanha o debate sobre “A importância da medida da pressão arterial e a construção do rastreomêtro para trabalhar na busca ativa dos hipertensos”, com a Enfermeira Cristiane Bueno de Souza (SP) e Dr. Marco Mota (AL).
Já a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) compartilha experiências exitosas em hipertensão e diabetes na estratégia de saúde da família, com apresentação de vídeos elaborados pelas equipes de ESF, concluindo a programação do pré-congresso.
O evento
A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, realiza o XVI Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC acontece de 21 a 23 de novembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió- Alagoas. A abertura acontece a partir das 8h30, da quinta-feira, 21, com a Conferência: Perspectivas do SUS para o futuro da Cardiologia. Para falar sobre o tema o evento recebe os palestrantes Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes (PB) e o Coordenador do Congresso Dr. Marco Antônio Mota Gomes (AL). Confira outras informações e toda a programação do evento acessando http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/congresso2019/informacoes.asp