Congresso de Medicina Cesmac discute Ciência, Cuidado e Ética

Evento aconteceu no Centro de Inovação do Jaraguá

08/11/2022 às 16h00

Na última semana, o curso de Medicina do Cesmac promoveu o Congresso na área, edição 2022, reunindo toda comunidade acadêmica da graduação. O encontro aconteceu durante os dias 04 e 05 no Centro de Inovação, localizado no bairro do Jaraguá.

O Congresso teve por objetivo reforçar o debate sobre questões importantes na área, abordando o tema central “Ciência, Cuidado e Ética”. Além das palestras e debates, a programação contou com a apresentação de trabalhos no formato de Banner e Orais, lançamento de livros e premiações dos melhores trabalhos que foram expostos.

Na solenidade de abertura, a mesa contou com as presenças do coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giuliano Anderlini, do coordenador do curso de Medicina, Dr. André Falcão, do pró-reitor financeiro, Dr. Estácio Valente, do prof. Velber Xavier, um dos organizadores do evento, e do representante dos estudantes de Medicina e do Centro Acadêmico do curso, Robson Natário.

Após a mesa de abertura, aconteceu a conferência com a Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Profa. Dra. Laís Zau Serpa de Araújo, que falou sobre o tema “Os Desafios Éticos na Medicina - Virtudes e Ideais na Vida Profissional”. A conferência foi presidida pela Profa. Ma. Rosamaria Gomes, que integra o curso de Medicina do Cesmac. O tema central foi tratado na conferência on-line Ciência, Cuidado e ética, pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM). A programação também recebeu a palestra sobre “Ética Digital”, com Prof. Dr. Chao Lung Wen.