Docente do Cesmac no evento do Pacto Global da ONU no Brasil

Encontro realizado em São Paulo reuniu lideranças comprometidas com o Movimento Elas Lideram 2030 e Movimento Raça é Prioridade 2030

20/09/2022 às 14h13

A Profa. Dra. Alessandra Pontes,  docente dos cursos de Medicina e Enfermagem do Cesmac, Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, integrante da Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta (PROAD), da Coordenação Estratégica de Cenário de Prática e, ainda, Membro do Centro de Inovação e Tecnologia do Cesmac, participou do evento do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU) no Brasil, realizado no início deste mês, na cidade de São Paulo. O encontro reuniu lideranças comprometidas com o Movimento Elas Lideram 2030 e Movimento Raça é Prioridade 2030.

Os Movimentos estão pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais precisamente no ODS 5, que dispõe sobre igualdade de gênero, e do ODS 10, que trata sobre a redução das desigualdades. O evento teve como contexto a realidade atual do Brasil, que já figurava entre as nações mais desiguais do mundo nas relações de gênero. A meta traçada no encontro foi atrair mais empresas comprometidas com os Movimentos e mais lideranças de alto nível influenciadoras engajadas com a missão, assumindo o principal compromisso das empresas em atingir o percentual de 30% de mulheres em cargos de alta liderança e de pessoas negras em cargos de liderança até 2025 e ou 50% até 2030, respectivamente.

A docente teve total apoio da Instituição para participar do encontro, que aconteceu em formato de café, possibilitando maior integração entre os participantes e concedendo abertura de voz para explanar sobre o assunto da pauta, importância da participação, iniciativas em Alagoas, entre outras questões.

Alessandra é ainda cofundadora, juntamente Gesyca Santos, da Startup de Tecnologia Social “Mulheres Connectadas”, criada em 2020 e pautada nos princípios do ESG alinhada com a agenda 2030, ODS 5. A startup tem o propósito de conectar mulheres que transitam pelos ambientes do empreendedorismo, Ciência, Tecnologia e Inovação e que possam realizar negócios e serem mentoradas na jornada empreendedora, por meio da multiplataforma digital.