Estudantes da quarta turma de Medicina são acolhidos para início do Internato

Ao todo, 55 estudantes irão atuar em diversas unidades de saúde espalhadas pelo estado

10/12/2019 às 18h58

Na tarde de hoje, 10, um momento de acolhimento marcou a inserção oficial no internato dos acadêmicos da 4ª turma do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC. O encontro aconteceu no Auditório João Sampaio do Campus I e configura um momento de acolhida àqueles estudantes que estão na transição para a fase de internato a ser iniciado no primeiro semestre de 2020.
Nessa turma, mais 48 alunos fazem parte do processo e irão desenvolver o internato em locais, que também podem ser chamados de cenários, como por exemplo: Unidades CEIs (Centro de Educação Infantil), Unidade Docente Assistencial, Santa Casa de Misericórdia de Maceió do Centro e também, Hospital Rodrigo Ramalho, Hospital Nossa Sra. da Guia, Hospital Geral do Estado, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Municípios de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Marechal Deodoro, além da Casa de Saúde Ulisses Pernambucano.

O internato se caracteriza por ser os últimos dois anos do curso de Medicina. É nele que o interno tem a oportunidade de vivenciar na prática o dia-a-dia da profissão. Segundo a professora Rosamaria Gomes, que coordena o Internato da Instituição, "a expectativa é que esses acadêmicos possam adquirir o máximo de experiências nesses 24 meses que possam consolidá-los como profissionais críticos, humanistas e com competência técnica", destacou a docente.

O estudante Marcus Vinicius de Andrade Silveira espera do internato várias oportunidades que possam fortalecer sua formação profissional. "Ao final desses dois anos, almejo me tornar um médicos generalista com ética,  compromisso e humano", afirmou Marcus.
"Trote" para o Internato

Na última quinta-feira, 5, os estudantes da quarta turma do internato participaram de um momento de lazer e entretenimento para marcar a transição da fase de aluno para de interno. O trote, socialmente, é uma tradição universitária que marca o início como calouro, no caso dos alunos da quarta turma, eles iniciam o internato a partir do primeiro semestre letivo de 2020 e contam com o acompanhamento e supervisão de um grupo de docentes do curso de Medicina do CESMAC.