Pet - Saúde Cesmac colabora com a elaboração do Plano de Ações Estratégicas DACNT em Maceió

Iniciativa é focada no enfrentamento das Doenças e Agravos Crônicos Não Transmissíveis na capital alagoana

06/10/2022 às 10h01

O PET – Saúde Gestão e Assistência do Cesmac participou da 1ª Oficina para Elaboração do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças e Agravos Crônicos Não Transmissíveis (DACNT).  Os objetivos são visualizar a série histórica dos indicadores de saúde referentes à mortalidade pelas DACNT; apresentar a organização dos serviços assistenciais da Rede de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis; construir um panorama das ações que o SUS  em Maceió realizada no tocante as doenças e agravos crônicos não transmissíveis; e discutir  as atividades para elaboração do Plano de Ações Estratégicas para enfrentamento das doenças e agravos crônicos não transmissíveis até 2025.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), e ocorreu no final do último mês, com a colaboração dos discentes, preceptoras, tutoras e a coordenadora do PET-Saúde. NO Cesmac, o programa tem como um dos eixos prioritários o enfrentamento das doenças e agravos crônicos.  Os Grupos de Trabalho de gestão e assistência do PET vêm desenvolvendo ações de prevenção, promoção, assistência e educação em saúde voltadas para a referida temática, tanto nas unidades do III Distrito Sanitário, quanto junto às áreas técnicas da Secretaria Municipal de saúde.
A abertura da Oficina foi realizada pela Profa. Camila de Moura Sales, Gerente da Rede de Atenção às Doenças Crônicas da SMS Maceió, tutora do PET-Saúde e representante do Cesmac. “É importante desenvolver intervenções eficazes para redução dos indicadores de mortalidade prematura por doenças crônicas, bem como ações de prevenção e promoção em saúde que são fundamentais para evitar agravos crônicos. Além disso, também é relevante destacar a integração ensino-serviço-comunidade e a contribuição do PET-Saúde Gestão e Assistência, na organização e realização da oficina”, detalhou a docente
A Coordenadora de Análise de Situação de Saúde da SMS e também Coordenadora do projeto PET-Saúde Cesmac, Profa. Quitéria Ferreira, destacou que a elaboração do Plano de Ações Estratégicas para enfrentamento das DACNT como um compromisso do SUS Maceió. “Em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização Mundial de Saúde (OMS), a intenção é reduzir a mortalidade prematura por DACNT em dois por cento ao ano e, também, com as diretrizes e objetivos do Plano Municipal de Saúde de Maceió 2022-2025”, destacou a professora, que frisou a contribuição dos preceptores, estudantes e docentes envolvidos no PET-Saúde, na organização e execução da oficina.

Durante o evento foram discutidos os indicadores de saúde relativos as doenças crônicas, com base na série histórica dos últimos cinco anos e como a rede de serviços do SUS está organizada para atender as demandas, com destaque para os fluxos assistenciais. As áreas ténicas da SMS - Gerência de Atenção as Doenças Crônicas, Coordenação de Planejamento em Saúde, Coordenação de Análise de Situação de Saúde, Gerência de Agravos Transmísiveis e Não Transmíssiveis, Gerência de Rede Promoção da Saúde, Coordenação Geral de Redes de Atenção à Saúde, Programa de Saúde do Idoso,  Programa de Alimentaçaõ e Nutrição, e referência do GT de Violência -  socializaram as ações que já vêm implementando no enfrentamento as DACNT, as produções técnicas sobre a temática e os desafios futuros.
A oficina contou com a participação de profissionais de saúde vinculados às áreas técnicas e equipes gestoras da Secretaria, docentes do Cesmac, estudante do Programa PET-Saúde Gestão e Assistência do Cesmac, estudantes do internato de Medicina em saúde coletiva do Cesmac e estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Ao final, a oficina contou com a participação da Secretária de Saúde, Dra. Célia Rodrigues Fernandes, de Roberta Boges Moraes, Secretária Adjunta de Gestão da Saúde, além de Giselle Mascarenhas, assessora especial de gestão da SMS. A equipe gestora da SMS destacou a importância do evento e o esforço dos profissionais de saúde para o enfrentamento das DACNT e fortalecimento do SUS. Frisou ainda a evolução de Maceió no alcance dos indicadores do Previne Brasil. A Secretária de Saúde Dra. Célia, também enfatizou a importância do Centro Universitário Cesmac na parceria com a SMS, em várias práticas assistenciais e acadêmicas, incluindo o Programa PET-Saúde Gestão e Assistência.