Cesmac integra Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú e Manguaba

Instituição é representada pelo Mestrado em Análise de Sistemas Ambientais, por meio do Prof. Dr. Rodney Kozlowiski de Azevedo

09/09/2022 às 09h08

O Cesmac agora faz parte do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú e Manguaba (CBHCELMM). A inclusão foi efetivada em processo realizado pela comissão eleitoral, ocorrido na última semana, no formato remoto. A instituição está sendo representada pelo Mestrado em Análise de Sistemas Ambientais, por meio do Prof. Dr. Rodney Kozlowiski de Azevedo, indicado por ter vasta experiência em estudos com ambientes aquáticos e por desenvolver pesquisas no Complexo Estuarino Lagunar com fomentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
“O Comitê é um órgão deliberativo, sendo de extrema importância que o Cesmac tenha uma cadeira de membro titular, pois será ali que muitas das políticas públicas e outras decisões importantes serão discutidas e aprovadas, como o uso das águas da Bacia Hidrográfica, planos para preservação ambiental e informações importantes que vão alimentar relatórios que irão contribuir com as políticas públicas futuras que serão trabalhadas por órgãos com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), órgão responsável pela implementação e fiscalização das políticas públicas no Brasil”, explica o Prof. Dr. Rodney Kozlowiski de Azevedo, pesquisador na área de Parasitologia e bioindicadores ambientais.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituindo o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público. O CBHCELMM é composto por 22 membros, com direito de voz e voto, com proporcionalidade entre poder público e sociedade civil, sendo: onze representantes do Poder Público e respectivos suplentes, designados pelos titulares das entidades representadas e que, prioritariamente, exerçam funções em unidades regionais localizadas na área de abrangência do CBHCELMM, sendo 1 (um) representante de cada órgão ou entidade com um voto cada um; e os outros onze representantes da Sociedade Civil e Usuários, com respectivos suplentes, escolhidos em reunião plenária de cada categoria.
 “O Cesmac, enquanto instituição de educação superior preocupada e envolvida com as demandas sociais de seu entorno e do Estado, precisava se apresentar e se colocar à disposição para contribuir. É muito importante para nós termos a oportunidade de integrar esse Comitê. Nossa graduação e pós-graduação estão completamente inserida no contexto ambiental de forma geral, através de seus projetos de pesquisa e de extensão universitária desenvolvidos com a questão ambiental, além da formação de quadros profissionais com expertise na área, e que certamente poderão contribuir com o desenvolvimento da região da Bacia hidrográfica do CELMM”, conclui o Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini.