PPGASA/CESMAC realiza primeira defesa de mestrando totalmente remota, utilizando plataforma Microsoft Teams

Dissertação do aluno Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra, traz possibilidades de resolução de conflitos ambientais no campo jurídico

05/06/2020 às 18h25

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA/CESMAC, realizou na manhã de hoje, 05, a primeira defesa de mestrado totalmente remota, utilizando a plataforma Microsoft Teams. A iniciativa foi necessária por conta da realidade do isolamento social e quarentena, impostos pela pandemia mundial.
A dissertação defendida foi do aluno mestrando Rodrygo Tiago de Oliveira Bezerra. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores: Jessé Marques da Silva Júnior Pavão - coordenador e docente permanente do PPGASA/CESMAC, Antônio Lean Ferreira de Araújo - membro externo ao programa, além de Douglas Apratto Tenório – vice-reitor do CESMAC e também membro externo ao programa.

A dissertação intitulada: “A aplicação da mediação judicial para solução dos litígios quanto aos danos ambientais causados pelas línguas negras na orla de Maceió-AL, em razão da omissão estatal”, teve a orientação do Prof. Dr.  Jorge Luiz Gonzaga Vieira, que também é docente da graduação de Direito e coordenador do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena do CESMAC.

De acordo com o mestrando, “a dissertação quer mostrar a possibilidade da mediação para a resolução dos conflitos ambientais. Em sendo esse o entendimento judicial, pode ser feita a criação de câmaras de medicações nos órgãos ambientais. O pensamento é que aqueles órgãos fiscalizadores, que são utilizados para avaliar a existência do dano ambiental, ao encontrarem tal situação já possam levar esse litígio direto para a câmara de mediação, com a possibilidade de se chegar à uma solução mais rápida para o problema. Então, essas câmaras, poderiam fazer a mediação extrajudicial, até mesmo antes de ingressar com o processo ou ser utilizada como forma de auxílio nos processos judiciais existentes, resolvendo o conflito antes de se chegar à decisão final do judiciário, levando apenas a realização da medicação, onde seria homologado pelo juiz”, explica Rodrygo.
Segundo o coordenador do PPGASA, Prof. Dr. Jessé Marques, a proposta da dissertação do Rodrygo Bezerra, que também é docente do curso de Direito da Instituição, atuando na Faculdade CESMAC do Agreste, em Arapiraca, é reduzir o tempo na mediação dos conflitos envolvendo as “línguas negras”, hoje também chamadas de “línguas sujas”.  “A defesa aconteceu no tempo recomendado pela CAPES, que é de 24 meses, e trouxe um importante estudo sobre o tema, analisando ambientes como o Riacho Salgadinho, as praias de Jacarecica e Cruz das Almas, expostas a emissão de esgotos e que, consequentemente desembocam no oceano. Conseguir agilizar os processos envolvendo essas causas vai possibilitar uma resolução mais breve dos conflitos, gerando benefícios para todos, principalmente para o meio ambiente”, ressalta.
O docente disse ainda, “por meio dessa tecnologia estamos cumprindo nosso cronograma de formar mestres ao longo da jornada como programa. A pandemia não nos deteve, pois conseguimos avançar com nossos planos, mantendo todo o corpo docente ativo”.