Premiação dos melhores trabalhos encerra programação da I Feira de Ciências e II CEMEIA

Alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior foram premiados

06/11/2018 às 16h25

A I Feira de Ciências - Sustentabilidade Ambiental: suas ideias, nosso futuro, promovida pelo Centro Universitário CESMAC, ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso nos dias 25 e 26 de outubro de 2018 e encerrou sua programação premiando os melhores trabalhos expostos durante o evento.
O evento contou com a participação de escolas do ensino básico da capital e do interior de Estado de Alagoas e promoveu a integração entre alunos do ensino fundamental, médio, técnico, superior, envolvendo alunos da graduação e do mestrado Análise de Sistemas Ambientais, Pesquisa em Saúde e Biotecnologia Humana e Animal da IES, todos com o objetivo de promover a pesquisa dentro da temática sustentabilidade ambiental.
Categorias Premiadas
A feira premiou a participação das escolas nas seguintes categorias: visitação de escolas, apresentação de trabalhos e de projetos de pesquisa.
A categoria de visitação contou com a participação de 70 escolas, sendo 43 do ensino fundamental e 27 de ensino médio e ocorreu em dois lugares, no Centro de Convenções e no Criatório Conservacionista da Clínica Veterinária do CESMAC, localizada em Marechal Deodoro. É importante ressaltar que das 70 escolas inscritas para visitação da feira, 48 foram públicas e 22 particulares.
Na categoria apresentação de trabalhos, a feira contou com a participação de 151 trabalhos, sendo 74 de escolares do ensino fundamental, 68 do ensino médio e 9 do técnico. Do número total de trabalhos inscritos, 109 foram de autoria de alunos de escola públicas e 42 de escolas particulares.
Nesta categoria ocorreu a premiação com medalhas e brindes para os 1º, 2º e 3º lugares do ensino fundamental e do médio/técnico, além de troféu para as escolas dos alunos premiados. Foram premiados na apresentação de trabalhos, no ensino fundamental, em 1º e 3º Lugar, o Colégio Santa Madalena e em 2º Lugar, a Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes. No Ensino média/técnico, em 1º lugar, a Escola Estadual Manoel André, localizada em Arapiraca, em 2º lugar, O Colégio Santa Madalena Sofia e em 3º lugar, a Escola Sesi.
Na categoria apresentação de projetos, forma premiados 15 projetos de pesquisa com bolsa de iniciação científica júnior fomentadas pelo CNPq. Os projetos premiados são de escolas públicas de Maceió, de Arapiraca e do Pilar.
Juntamente com a feira, ocorreu o II Cemeia, que teve a coordenação do Mestrado Análise de Sistemas Ambientais. Também abordando a temática sustentabilidade ambiental, alunos de graduação e do mestrado apresentaram seus principais resultados de pesquisa durante o evento e os três melhores trabalhos receberam premiação.
A cerimônia de premiação contou com a presença do Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.