Abertura da FECiAL recebe palestra sobre “O que você precisa saber sobre ciências para não se envergonhar”

“Integrando Ensino e Pesquisa” é tema da Feira de Ciências de Alagoas promovida pelo Cesmac

15/06/2021 às 12h48

A abertura da Feira de Ciência de Alagoas (FECiAL) 202, iniciativa do Cesmac, por meio do Programa Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), aconteceu na última semana com a participação de alunos e convidados locais e nacionais. A equipe do evento também é formada por docentes e discentes do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) e do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec), além das graduações de Medicina e Biomedicina.

O evento tem ainda parceria com os programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), PRP e graduações do Cesmac, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas (IFAL), além da importante parceria com diversas escolas públicas de Alagoas, o que torna possível a realização da Feira.

A mesa virtual de abertura contou com as seguintes presenças: Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório -Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico do Cesmac; Prof. Dr. Giulliano Anderlini – Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação; Profa. Dr. Aldenir Feitosa – Coordenadora Stricto Sensu; Prof. Dr. Jessé Marques - Coordenador do Programa de Pós-graduação Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA); Profa. Dra. Sonia Ferreira - Coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde; Profa. Dra. Valesca Barreto - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec); e ainda Dr. Fábio Guedes - Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Com o tema central “Integrando Ensino e Pesquisa”, a FECiAL 2021 propõe a melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica), por meio da divulgação do conhecimento científico e tecnológico, interiorização e consolidação em consonância com as práticas inovadoras, utilizando Inteligência Artificial.
A solenidade de abertura teve a participação do Maestro Luiz Martins e do Violonista Emanuel Lima. O regente comanda o Coral Cesmac, integrante da Extensão Universitária da IES, coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Guimarães.

Palestra de Abertura
A palestra de abertura da FECiAL foi com o Prof. Dr. Wendel José Teles Pontes, que falou sobre o tema: “o que você precisa saber sobre ciências para não se envergonhar”. O convidado possui graduação em bacharelado em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE); Mestre em Entomologia agrícola também pela UFRPE; Doutor em Entomologia pelo Projeto Procad entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Universidade Federal de Viçosa.

Além disso, tem ainda experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia: comportamento e reprodução de insetos, inseticidas naturais, extratos vegetais e óleos essenciais; autor do blog de divulgação científica e popularização da ciência com o “Ciência Books” e professor adjunto do Departamento de Zoologia do Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A programação segue até sábado (19), com palestras, cursos, gincanas de ciências, exposição de trabalhos, entre diversas ações e atividades. Outras informações no link: https://ppgasacesmac.wixsite.com/fecial.