Cesmac realiza Congresso de Psicologia Contemporânea e Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Saúde

Programação aconteceu em parceria com o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde da Instituição, com mesas-redondas, conferências e minicursos, incluindo participação de congressistas e convidados de várias regiões do Brasil

30/08/2022 às 12h37

As coordenações do curso de Psicologia e do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) do Cesmac realizaram, na última semana, as primeiras edições do Congresso de Psicologia Contemporânea e do Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Saúde. O evento teve como objetivo principal proporcionar a disseminação de conhecimentos científicos do campo da psicologia e de investigações qualitativa em saúde.

A mesa de abertura contou com as seguintes Coordenações Gerais: Pesquisa e Pós-Graduação - Prof. Dr. Giulliano Anderlini; Graduação - Profa. Doutoranda Fabiana Suruagy; Coordenador Geral de Extensão Universitária - Prof. Dr. Rodrigo Guimarães; curso de Psicologia - Profa. Dra. Evanisa Helena Maio de Brum. Também estiveram a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 15ª Região - Zaíra Mendonça, além da Coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde - Profa. Dra. Sônia Maria Soares, que participou virtualmente.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação musical do Maestro Luiz Martins, que faz parte da Extensão Universitária, e de Levi Alves. Além disso, a noite foi contemplada com a palestra “Pesquisa Qualitativa em Saúde: Viabilizar Contextos e Privilegiar Processos”, ministrada pela Profa. Doutoranda do Programa Persona y Sociedad em el Mundo Contemporáneo da Universidad Autónoma de Barcelona na Espanha, Renata Guerda.
Os participantes também foram apresentados às seis Ligas Acadêmicas do curso de Psicologia. O evento proporcionou ainda o lançamento de dez obras acadêmicas com noite de autógrafos e presença de autores. A solenidade de abertura também reforçou a importância da acessibilidade e o trabalho que é feito no Cesmac, com a presença das Intérpretes de Libras Givanilda Cristóvão e Marcela Costa, integrantes do Núcleo de Acessibilidade (NAC), coordenado pela Profa. Janaína Diniz, que também comanda o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPC).

Durante a programação foram realizadas mesas-redondas, conferências e minicursos, com a participação de congressistas e convidados de várias regiões do Brasil. Além disso, o evento contou ainda com a apresentação de trabalhos científicos em formato de banners, com a previsão de publicação de anais das pesquisas apresentadas.