Docentes MPP/Cesmac publicam obra sobre Pesquisa Qualitativa no Campo da Saúde: interfaces na construção do conhecimento

A publicação foi pela Editora Edufal, com organização das professoras doutoras Mara Ribeiro, Evanisa Brum e Sonia Ferreira, e integra a coletânea lançada pelo Governo de Alagoas por meio da Fapeal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Edufal

04/08/2021 às 14h10

A obra “A Pesquisa Qualitativa no Campo da Saúde: interfaces na construção do conhecimento” foi lançada em solenidade realizada no auditório do Arquivo Público de Alagoas, na última semana. A produção perpassa as questões complexas relacionadas aos processos de investigação sobre saúde-doença-cuidado e as relações entre comunidade, profissionais de saúde, cotidiano e o próprio exercício do fazer pesquisa.

O livro é resultado de um trabalho realizado pelo Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do Cesmac (MPPS), com abordagem qualitativa no campo da saúde e muito dos estudos construídos nessa metodologia, que estuda as questões do ser humano, percepções, vivências e experiências. O livro trabalha a questão teórica conceitual e também traz experiências de investigações desenvolvidas no MPPS/Cesmac e ainda em outros locais, com parceiros e alunos do mestrado.
Profa. Dra. Mara Ribeiro
A ideia do livro surgiu a partir de um Edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), juntamente com a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), além da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. “A publicação é importante para o Mestrado em Saúde do Cesmac, mas também para a área da pesquisa, porque traz a parte teórica, sendo marco para o MPPS, apresentando uma obra que vai estar lançando luz a essa metodologia utilizada no mestrado, mas destaca a importância no campo da saúde, mostrando o que vem sendo utilizado para melhorar a construção do conhecimento científico”, explica a Profa. Dra. Mara Ribeiro.
Profa. Dr. Sonia Ferreira e Profa. Dra. Evanisa Brum
De acordo com a Profa. Dra. Sonia Ferreira, que coordena o MPPS, “o livro representa um importante marco para o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde! Nele estão pesquisas desenvolvidas no programa, com discentes e egressos, bem como profissionais de diferentes programas de pós-graduação stricto sensu. O livro representa a interface na produção do conhecimento e procura demonstrar a contribuição desta metodologia de pesquisa para o campo da Saúde através desta coletânea de relatos de experiências. Mas ainda, ele representa uma maturidade que vem sendo construída no programa buscando parcerias para melhora do conhecimento e do cuidado em Saúde e da sociedade como um todo. Sou muito grata por poder participar desse processo. Minha gratidão se entende aos parceiros de curso e de vida. Esta obra foi contemplada pelo edital Fapeal, Edufal, Fundepes, Cepal (Imprensa Oficial Graciliano Ramos)”, reforça a docente.

Sobre os capítulos do Livro

No primeiro capítulo a obra aborda sobre os caminhos possíveis para a produção de dados na pesquisa qualitativa, partindo do conceito de metodologia proposto por Minayo como sendo “o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade”. Apresenta-se as características da pesquisa qualitativa e as principais técnicas de produção de dados a partir da palavra falada, bem como a produção de dados multifocais.
O segundo capítulo traz a vivência de cuidadores de pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP), com o objetivo de conhecer os cuidadores de pacientes com CCP em tratamento radioterápico em um hospital referência do estado de Alagoas, bem como as vivências.
Já no capítulo três apresenta-se a comunicação de más notícias em unidade de terapia intensiva neonatal. Comunicar más notícias é parte da prática cotidiana dos profissionais de saúde que deve ser realizada com respeito, responsabilidade e sensibilidade. O objetivo maior da preparação para uma comunicação adequada é melhorar a relação entre profissionais, pacientes e familiares, tornando assim as relações interpessoais de trabalho mais satisfatórias e as internações em UTIN menos sofridas para usuários e equipe de saúde.
No quarto capítulo o leito pode entender a conceituação do Bullying por profissionais de educação, para tanto questionou-se como os profissionais da educação tem compreendido a prática do Bullying no seu cotidiano de trabalho? O objetivo da pesquisa foi compreender os sentidos atribuídos ao Bullying por profissionais de educação. A pesquisa qualitativa foi orientada pela metodologia das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano. Através das falas dos/as participantes foi possível identificar a diversidade de sentidos produzidos sobre a questão.
E, por fim, no capítulo cinco aborda-se as experiências de usuários e usuárias sobre o uso da fitoterapia na produção do cuidado em saúde, utilizando o referencial teórico e metodológico das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano a partir das proposições para uma investigação que situa as pesquisadoras como conversadoras no cotidiano.
“Espera-se que a leitura dos capítulos aponte para a importância da pesquisa qualitativa no campo da saúde e forneça subsídios para a construção do conhecimento científico. Para isso, lançamos mão do uso da metodologia qualitativa, pois ela possibilita compreender a produção de realidades a partir dos contextos e experiências que constituem o sistema cultural da saúde popular”, concluiu a Profa. Dra. Evanisa Brum.
O livro pode ser adquirido nas lojas físicas e virtuais da Imprensa Oficial Graciliano Ramos https://www.imprensaoficial.al.gov.br/ e na Edufal, situada no Campus A. C. Simões, em Maceió.