Estudante de Psicologia do CESMAC é destaque em Congresso Nacional com Prêmio Jovens Pesquisadores

Jaine Goes apresentou trabalho no Congresso On Brain BEHAVIOR and Emotions 2019, em Brasília

12/11/2019 às 16h12

A estudante de Psicologia do Centro Universitário CESMAC apresentou o trabalho intitulado: “Indicadores de prevalência de psicose em puérperas internadas em um hospital público na cidade de Maceió”, no Congresso On Brain BEHAVIOR and Emotions 2019, ocorrido no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, este ano.
O tema do congresso tratou sobre “Novos modelos e experiências para compreender o cérebro, os comportamentos e as emoções”, o que foi de suma importância para a pesquisadora compartilhar o estudo. A estudante teve ainda um resultado bastante positivo com a participação, que lhe garantiu o Prêmio Jovens Pesquisadores, uma das categorias destacadas e valorizadas pela organização do evento. A premiação garante a participação da aluna já para o congresso em 2020.
Para Jaine, “receber a premiação é uma forma de validar um trabalho importante e feito por uma equipe muito dedicada. Esse é o segundo evento que participo e o sentimento é de gratidão pela valorização do trabalho e do que está sendo produzido em pesquisa nessa área. Uma verdadeira emoção, que também passa pela valorização do local em que estudamos”, explicou.

A pesquisa apresentada é fruto de um recorte do estudo desenvolvido no Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde – MPPS/CESMAC, que tem uma ponte com a graduação, envolvendo docentes e também alunos. O tema é “Análise do perfil clínico de puérperas assistidas em maternidades de alto risco: uma interface com o método canguru”.
Todo o trabalho envolve, além da Jaine, também a graduanda Lavynia Medeiros e a Profa. Dra. Evanisa Brum, que é coordenadora o curso de Psicologia, e destaca: “é fundamental para a formação do aluno vivenciar experiências em congressos fora da IES. Essa vivência fortalece o desejo por crescer e se inserir no mundo da pesquisa”, afirmou a docente. Além disso, também participam do processo o Prof. Dr. Natanael Santos, orientador pelo MPPS/CESMAC e a Enfermeira egressa do CESMAC e mestranda Geisa Gabriella.
Sobre a Pesquisa
O estudo pesquisou cerca de 300 mulheres puérperas, que é quando estão em situação de pós-parto, e verificou que não houve situação de prevalência de psicose nesse grupo. Por outro lado, a pesquisa apontou um grande número de depressão pós-parto e confusão mental. O trabalho direciona as possibilidades de tratamento como: acompanhamento psicológico ainda no pré-natal, estabelecer uma rede de apoio familiar, entre outras ações que contribuam com uma melhor qualidade de vida nesse período da vida das mulheres.