CEJUSC do curso de Direito do Cesmac intensifica audiências de conciliação e mediação

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania intensifica atendimentos à população neste momento de pandemia

16/04/2021 às 19h52

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do curso de Direito do Cesmac, tem intensificado, cada vez mais, os atendimentos à população neste momento de pandemia. Além de triagens e atendimentos de orientação jurídica, as conciliadoras têm realizado inúmeras audiências de Conciliação e Mediação no modelo de atendimento on-line.

A consequência é a homologação de inúmeros acordos alcançados nas audiências, diante da escolha de táticas empregadas pelas mediadoras, que têm implicado no melhoramento dos resultados e na satisfação das partes. Segundo a Juíza Coordenadora do órgão, Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, “a credibilidade da Mediação está vinculada diretamente ao respeito que os Mediadores possam conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, pois está embasada nos mais rígidos princípios éticos”, ressalta.

A credibilidade é resultado de intenso trabalho com a formação técnica das conciliadoras, que auxiliam no diálogo e na autorreflexão dos envolvidos na audiência, ao facilitar o reconhecimento de questões que são importantes para a comunicação entre as partes envolvidas no conflito, conciliando interesses numa perspectiva de revalidação de sentimentos e emoções entre mútuas, para que se possa, dessa maneira, chegar à resolução do conflito.

Este mês já foram realizados diversos atendimentos on-line como: Audiências de Conciliação e Mediação, com o trabalho da Conciliadora Thasiana de Fátima e Zelinda Pinheiro em Audiências de Conciliação. No início deste mês também aconteceu reunião entre a Coordenação do CEJUSC, para planejamento de atividades do Centro, com a presença da Profa. Sônia Albuquerque, da Profa. Zelinda Pinheiro e da Juíza Ana Florinda Dantas.
 
Equipe do CEJUSC/Cesmac tem a seguinte composição:
  • Coordenação Geral:
              Professora Coordenadora: Sônia Maria Albuquerque Soares
             Juíza Coordenadora: Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas
  • Coordenação de Ações Externas: Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro
  • Conciliadoras: Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro e Thasiana de Fátima Silva