CESMAC realiza 26ª edição do Simpósio da Construção Civil (SICC) até amanhã, 25, na Norcon Empresarial

Iniciativa e realização do curso de Engenharia Civil, destacando as inovações na área, com a presença de convidados locais e nacionais

24/05/2019 às 14h24

Começou hoje, 24, pela manhã, no auditório da Norcon Empresarial, o Simpósio da Construção Civil (SICC), que é organizado pelos alunos do último ano do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário CESMAC. O evento é coordenado pelo Prof. Moisés da Luz e está na 26ª edição.
O Simpósio é aberto para toda a comunidade da construção civil local e nacional e tem o objetivo principal de trazer o graduando para ter contato com profissionais experientes do mercado. Para Moisés da Luz, “saber como utilizar essas informações que estão aprendendo na faculdade é fundamental. Nós trazemos quem realmente atua no mercado para passar essa experiência. A repercussão é tão grande que recebemos alunos de várias faculdades do estado, como também profissionais. Os assuntos são tão inovadores que as pessoas vêm para se atualizar”.
O Engenheiro Civil Matheus Leoni, Professor na Engenharia Civil em vários estados do Brasil, consultor na área de Patologia das Construções, Diretor Técnico da TEMPORIM Engenharia e Consultoria, Engenheira Civil – Mestre em Estruturas e Construção Civil, abriu o Simpósio com a palestra: “Como Descomplicar as Patologias nas Construções”. Vindo de Brasília, Matheus Leoni é especialista em patologias na construção civil e detalhou o planejamento e gerenciamento, as técnicas e periodicidades das inspeções em edificações prediais. Demonstrou que a engenharia diagnóstica é um ramo de trabalho crescente e disse que “um país sem pesquisa é um país sem futuro”.
Na sequência da programação, pessoas renomadas irão contribuir com o Simpósio. O professor Ricardo Queiroz, do curso no CESMAC, faz parte de todos os acontecimentos a respeito do bairro do Pinheiro, desde 2017. Geólogo por formação, acredita que as soluções estão voltadas para a geologia e a geotecnia. Essa será uma das temáticas envolvidas na mesa-redonda que acontece amanhã, 25.
Vários ex-alunos do CESMAC já voltaram como palestrantes. Nesta edição, egressos trazem experiências de um curso de Engenharia Civil com 22 anos de existência. São recebidos neste evento, estudantes e professores de todas as instituições de ensino do estado com cursos e faculdades relacionadas à construção civil; como também, projetistas, construtores e profissionais da área em geral.
A comunidade acadêmica de Maceió e do interior também marcam presença no primeiro dia. Na realidade, o conhecimento do que está sendo implementado no mercado de trabalho, os novos sistemas construtivos, a novidade do produto recém lançado no mercado e sua empregabilidade são temas do evento.
Além da parte teórica vista na escola de engenharia, o aluno obtém os ensinamentos práticos, não apenas no estágio supervisionado, onde tem a prática, mas principalmente nesses momentos onde os profissionais que participam do evento trazem práticas e experiências para compartilhar.
Luiz Felipe Aragão, aluno do 9º período, disse “o SICC é de grande importância, pois além de nos permitir ter uma perspectiva de organização de atividades, pois é uma responsabilidade, em vários aspectos, fazer um evento desse porte. Estar envolvido dá a sensação de potencialidade para enfrentar o mercado de trabalho. Além de absorvermos os conteúdos que os palestrantes nos passam. O SICC para os alunos já virou um clássico do curso, como apresentar o TCC, colar grau, quando a gente veste a camisa do SICC é como se a gente já tivesse no final do caminho para o início da vida profissional. Fora isso, faz-se uma grande rede de contatos, já mostra a cara para donos de empreiteiras, representantes da área e os próprios engenheiros palestrantes”, enfatizou.
De acordo com a organização, o sucesso do evento consolida o modelo no intercâmbio entre o meio acadêmico e o ramo da construção civil alagoana, proporcionando aos discentes o contato direto com profissionais experientes, atuantes no mercado de trabalho e que são referências nas suas especialidades; além de, também, promover a reciclagem do conhecimento científico necessário ao cotidiano dos profissionais.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil do CESMAC, Profa. Ma. Rosineide Honorato dos Santos, reforçou a importância da iniciativa. “Estamos aqui no Simpósio da Construção Civil, movimento que é feito pelo professor Moisés da Luz e pelos alunos do 9º período, que tem trazido o evento ao longo de 13 anos com sucesso. Todo ano o SICC é fortalecido com inovações dentro do próprio Simpósio e um dos eixos norteadores e fortalecidos é a presença dos egressos. São pessoas renomados no mercado de trabalho, que estão bem estabelecidas e são convidadas para que sejam modelos a serem seguidos pelos nossos alunos. Além dos egressos, convidamos também, profissionais célebres do país”.
A egressa Renata Gomes, formada em 2016, que trabalha na Colil Construtora, no setor de assistência técnica e na gestão da qualidade, compareceu para aprimorar os conhecimentos, já que o minicurso de abertura fala exatamente sobre essa questão.
 
 
O SICC
Criado pela turma da disciplina Construção Civil, em outubro de 2006, num encontro realizado no Hotel Porto da Praia, foi ministrado para apenas 30 alunos. Já no 6º Ciclo, em junho de 2009, passou a atender a todos os alunos do curso de Engenharia Civil do CESMAC e, a partir do 12º Ciclo, ocorrido em junho de 2012, passou a atender a toda comunidade da construção civil do estado de Alagoas.
Foram realizados até o momento 25 eventos com 200 palestras, 5 ETC (Exposição de Trabalhos Científicos), 18 minicursos, 5 mesas-redondas, com 188 palestrantes e mais de 5.300 participantes. Sem fins lucrativos, para as inscrições são solicitadas fraldas geriátricas, que são doadas ao Lar Francisco de Assis.
 
Confira a programação no link: https://www.sicc.eng.br/