Coordenadora do MPPS/CESMAC recebe Prêmio Principal Categoria Ensino, no Congresso SBPqO 2020

A premiação da Profa. Dra. Sonia Ferreira aconteceu no maior evento de pesquisas em Odontologia do Brasil, que este ano aconteceu totalmente no formato on-line

28/09/2020 às 13h03

A 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO, o maior evento de pesquisas em Odontologia do Brasil, este ano aconteceu totalmente no formato on-line, por conta da pandemia. O encontro, que aconteceu de 09 a 12 de setembro, é considerado uma vitrine para os trabalhos de pesquisa de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais.
A Profa. Dra. Sonia Ferreira, docente do curso de Odontologia e coordenadora do Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, do Centro Universitário CESMAC, participou do evento e obteve destaque na sessão de premiação, que aconteceu de forma virtual.

A pesquisadora recebeu o 1º Lugar: PE012 no Prêmio - Categoria Ensino, com o estudo sobre “Impacto da Metodologia Ativa numa Intervenção Educativa sobre Câncer de Boca e Orofaringe para Cirurgiões-Dentistas”. Além da Profa. Dra. Sonia Maria Soares Ferreira*, também participam da pesquisa: Andréa Tatiane Oliveira da Silva Barros, Clayton Clenisson de Carvalho Silva, Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa, Vanessa de Carla Batista Dos Santos, Evanisa Helena de Maio Brum, Ivonilda de Araújo Mendonça Maia.
De acordo com a Profa. Dra. Sonia Ferreira, “O trabalho é muito importante para Alagoas, pois transmite conhecimento podendo melhorar a habilidade em diagnosticar precocemente o câncer de boca e orofaringe. É um trabalho que usou a metodologia Ativa para capacitar cirurgiões-dentistas do estado. Os resultados forneceram subsídios para a dissertação da Andrea Tatiane de Oliveira, Mestre pelo MPPS/CESMAC”, explica.

O evento virtual contou com 30 salas concomitantes onde os cerca de 3.000 trabalhos selecionados foram apresentados pela comunidade científica e avaliados por experientes pesquisadores, mantendo o rico debate de ideias. Tiveram ainda 35 cursos e simpósios desenvolvidos por palestrantes nacionais e internacionais sobre temas atuais e relevantes para a área.  
 
Sobre a SBPqO
A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO, é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 05 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. Atualmente é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo. As Reuniões Anuais da SBPqO se consolidaram como o evento mais importante em pesquisa do país, na área da Odontologia com cerca de 4000 participantes anualmente, com representantes de todos os estados brasileiros. Participam alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, esses participantes se caracterizam por serem os atuais formadores de opinião no Brasil. A Reunião é planejada, realizada e mantida por sócios que acreditam no mesmo ideal: o incentivo, o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa científica odontológica. A 38ª Reunião da SBPqO está prevista para acontecer de 08 a 11 de setembro de 2021. Mais informações no link https://www.sbpqo.org.br/