Curso de Serviço Social e Extensão Universitária do CESMAC promovem palestra sobre “Classes, Raça e Resistência”

Atividade recebeu Professor e Youtuber Jones Manoel para falar sobre o tema

12/03/2020 às 09h52

A palestra “Classes, Raça e Resistência”, ocorrida na última semana, teve como objetivo debater sobre a realidade social na perspectiva marxista tocando em questões   políticas, raciais e de classes. O evento foi promovido pelo curso de Serviço Social com o apoio da Coordenação Geral de Extensão do CESMAC, que esteve presente na abertura da solenidade e na palestra, representado pelo Professor Dr. Rodrigo Guimarães.
A palestra foi proferida pelo Professor e Youtuber Jones Manoel para toda a comunidade acadêmica. A mesa foi composta pela coordenação de curso, Profa. Marília dos Santos e pelo Prof. Albani de Barros, além do Prof. Adriano Nascimento/UFAL, representando o Grupo de Pesquisa Estado Democracia no Capitalismo Dependente.

O Professor Rodrigo Guimarães, que também integrou a mesa, falou sobre a importância dos projetos de extensão desenvolvidos com os povos indígenas, quilombolas e em comunidades afrodescendentes, o que faz do CESMAC uma Instituição diferenciada inserindo a comunidade acadêmica no desenvolvimento de práticas atuando na problematização das diversas comunidades.
Na oportunidade o autor Jones Manoel apresentou o livro Revolução Africana, obra mais recente do convidado, onde trata questões relacionadas ao pensamento marxista e o processo revolucionário.

“Foi um evento de grande valia para estudiosos da área e para os estudantes”, destaca a Profa. Marília - Coordenadora do Curso de Serviço Social.  Ressalta-se a presença de professores e estudantes de outros cursos como Direito e História, materializando os objetivos da extensão de trazer à comunidade discussões acadêmicas de qualidade e de diversas linhas.
Por fim, o CESMAC entregou o certificado de participação e uma lembrança ao palestrante, deixando a casa aberta para outras oportunidades, seguido de um momento de autógrafos pelo palestrante.