IX Semana do curso de Pedagogia aborda as práticas pedagógicas do processo ensino e aprendizagem

Evento acadêmico reúne todo corpo docente e discente do curso

23/05/2019 às 08h30

Uma programação intensa movimenta professores e estudantes de Pedagogia do CESMAC na IX Semana do curso. Desde a última segunda-feira, 20, vários temas da área estão sendo discutidos por meio de palestras, painéis e debates em sala de aula. O tema abordado desta 9ª edição são as “Práticas Pedagógicas e os Desafios do Processo Ensino e Aprendizagem”.
Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Humberto Jorge, a semana tem por finalidade promover palestras e debates com temas que reflitam o cotidiano escolar, na perspectiva de formar profissionais que atendam as diversas demandas sociais, por isso, “o nosso objetivo é promover uma troca de experiências e conhecimentos, envolvendo alunos, professores e profissionais da área, para assim, debatermos sobre a formação necessária ao profissional da educação e suas práticas pedagógicas ”, afirmou o docente.
No primeiro dia de atividades, 20, a Profa. Márcia Batista proferiu a palestra magna sobre as práticas pedagógicas e os desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no processo ensino e aprendizagem. Na terça, 21, a Profa. Dra. Stella Albuquerque promoveu uma série de atividades tendo como tema central o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica. Na ocasião, estudantes de diferentes períodos do curso realizaram apresentações acerca do tema e debateram o assunto em sala de aula, apresentando resultados da turma de bolsistas dos programas. Nesta quarta, 22, uma mesa-redonda reuniu no auditório Elinaldo Barros, estudantes e convidados ilustres para discutir o tema da Pedagogia e suas Exitosas Experiências não-escolares.
Segundo a aluna do 6º período, Rozely Maria Morais de Lima Frazão, o momento é uma oportunidade para "experimentar a educação através de múltiplos olhares, construindo contextos, implementando saberes, estruturando relações e sobretudo, tomando consciência da essencialidade humana no ato de educar", disse a estudante.
A programação segue nesta quinta-feira, 23 e sexta-feira, 24, com minicursos e exposições através de brincadeiras e jogos educativos.