Professor do CESMAC recebe Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019

Trabalho do docente Adilson Jorge dos Santos destacou a importância do ensino para a vida

19/06/2019 às 11h09

O docente do Centro Universitário CESMAC, Prof. Adilson Jorge dos Santos, recebeu o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Alagoas.
O professor foi o primeiro colocado na categoria “Ensino Superior” da primeira edição do Prêmio. O projeto premiado recebe o título “Ensinando para a Vida”. O trabalho fala com detalhes sobre a trajetória do curso de Análise de Sistemas do CESMAC, que hoje mudou a nomenclatura para Sistemas de Informação e da prática de uma educação superior empreendedora.
De acordo com o Prof. Adilson, a graduação foi pioneira em trabalhar e implantar uma educação empreendedora, voltada para esse tipo de formação. “O curso de Análise de Sistemas foi pioneiro nesse ensino no CESMAC, e um dos primeiros do Estado. A importância do prêmio é o reconhecimento a um trabalho que é feito há quase 20 anos, de estímulo ao empreendedorismo entre, principalmente, os alunos do curso de Análise de Sistemas e agora de Sistemas de Informação. Este ensino já gerou muitos frutos, tanto é que vários dos meus ex-alunos hoje têm negócios estabelecidos e são bem-sucedidos como empreendedores. Outros, mesmo seguindo por caminhos diferentes, trabalham para empresas e são profissionais excelentes, de muita atitude, aqueles que chamamos de intraempreendedores”, detalha.
Adilson relata ainda com alegria e emoção como é gratificante ver, de fato, que contribuiu com o crescimento desses profissionais. “Sempre que os encontro e observo quanto cresceram, não consigo conter o orgulho em achar que contribui, mesmo com uma sementinha, para eles estarem ali. Outros não constituíram empresas: são empregados em pequenas ou grandes empresas e funcionários públicos. Mas o fato de terem se tornado bons cidadãos e, melhor ainda, quando percebo que não deixaram morrer aquele sentimento de inquietação e a vontade de mudar a si mesmos, e assim mudar o mundo, não consigo conter em mim toda a felicidade que sinto. Afinal, tenho ensinado para a vida”, descreve emocionado.
Sobre o Prêmio
O Prêmio foi criado para reconhecer boas práticas empreendedoras nas instituições de ensino. O objetivo é identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.  Foram selecionados e reconhecidos os profissionais responsáveis por esse processo como: reitores, diretores, coordenadores, professores, secretários de educação municipal, estadual ou outros profissionais envolvidos com o ensino formal.

As iniciativas premiadas serão divulgadas como práticas bem-sucedidas para desenvolver, aperfeiçoar ou fomentar o comportamento empreendedor nos alunos das instituições de ensino em que atuam. A premiação englobou quatro categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior.