Universidade Mackenzie e Quilombo de Santa Luzia do Norte no IV Workshop NAFRI/CESMAC

Participação por videoconferência e ação social na comunidade marcam evento promovido pelo Núcleo Acadêmico Afro e Indígena da Instituição

19/11/2019 às 10h00

O IV Workshop Acadêmico Afro e Indígena teve sequência no segundo dia de evento com atividades no Campus IV – Professor Elias Passos Tenório. Na programação uma mesa promoveu o debate o debate sobre “As Epistemologias dos Povos Tradicionais e as pesquisas do CESMAC no Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais, e nas graduações de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Educação Física, Núcleo Acadêmico Afro e Indígena -NAFRI e Núcleo de Internacionalização - NUI).

A atividade seguiu com uma mesa da “Universidade MACKENZE”, por videoconferência, sobre “Estudos Crossculturais sobre Afeto, Moral e Sociabilidade”. Depois o assunto foi “Estudos dos Fenômenos Transculturais: sociabilidade urbana, povos indígenas e comunidades quilombolas”. Além disso, teve ainda a apresentação e exposição de trabalhos e o encerramento com apresentação do grupo de capoeira (Extensão) e grupo Nega da Costa (Quebrangulo/extensão).
O NAFRI se configura como importante espaço para a comunidade interna e empoderamento por próprio aluno, afirmou o Prof. Dr. Jorge Vieira, que coordena o espaço. “Nós temos hoje cerca de inúmeros monitores, estagiários dos cursos de Psicologia, Direito, e outras graduações.  Além disso, são desenvolvidos vários trabalhos com o envolvimento de todos os alunos, como por exemplo Medicina, com quase 20 projetos em todas as áreas de atuação e locais que o núcleo atua.

Quilombo
A programação do Workshop está sendo concluída hoje, 20, na comunidade do Quilombo de Santa Luzia do Norte/AL, com a presença da líder Tota, do membro Isaac e de outros integrantes do local. Todo o grupo de pesquisadores do NAFRI, incluindo graduandos, coordenadores e professores dos cursos de Cursos de Medicina, Psicologia, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Direito. A atividade é uma Ação Social do NAFRI com os cursos, marcando o “Dia da Consciência Negra”, celebrado hoje, em todo o Brasil.