Cesmac participa mais uma vez do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Pet-Saúde

28/07/2022 às 11h04

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil há mais de 10 anos. O programa visa, entre os objetivos, contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O PET-Saúde é um programa do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde e Instituições de Ensino Superior (IES) que qualificar de forma integrada o ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando na prática as competências dos profissionais da saúde, docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.
O PET-Saúde está na 10ª edição no Brasil, contudo, apenas nas três últimas versões o Ministério da Saúde decidiu pela inclusão das instituições filantrópicas como participantes. Nesse processo o Cesmac teve os projetos selecionados em todas as edições. A atual versão do PET-Saúde tem como eixo “Gestão e Assistência à Saúde” e terá um ano de duração. O projeto do Cesmac será realizado no III Distrito Sanitário de Maceió, envolvendo dez profissionais de saúde, com a função de preceptoria, vinculados a Unidade Docente Assistencial (UDA), Unidade de Saúde da Pitanguinha, Unidade de Saúde do Canaã e sede da Secretaria Municipal de Saúde, que foram selecionados pela SMS.  A coordenação do projeto é de responsabilidade da Secretaria Municipal, que indicou a assistente social Quitéria Maria Ferreira para gerir o projeto, profissional de saúde e também docente do Cesmac.
No âmbito do ensino, o projeto conta com a participação de dez docentes tutoras dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Educação Física e Psicologia. E mais, na atual versão o PET-Saúde contemplou um número maior de estudantes bolsistas. Serão 40 discentes envolvidos no projeto, que participaram do processo seletivo conforme orientação do edital GM/MS 1/2022, distribuídos da seguinte forma: oito estudantes de Medicina, oito de Enfermagem, seis de Fisioterapia, seis de Nutrição, quatro de Odontologia, quatro de Farmácia, dois de Educação Física e dois de Psicologia.
O PET-Saúde gestão e assistência tem como perspectiva estratégica integrar os serviços de saúde com as universidades, promovendo mudanças institucionais entre as partes para a reorientação da formação e do trabalho em saúde na realidade.  Visa, ainda, estimular práticas pedagógicas e iniciativas de ensino-aprendizagem incorporadas aos serviços e ao processo de trabalho em saúde.
Além disso, também objetiva contribuir para qualificar a atenção em saúde e para preparar os futuros profissionais de saúde com competências compatíveis às necessidades do sistema de saúde. Assume ainda o desafio de fortalecer e ampliar as ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. O projeto inicia dia 01 de agosto de 2022, com as atividades internas de cadastro dos bolsistas, oficinas com os participantes para discutir os objetivos e metas do projeto, planejar a operacionalização das ações previstas do projeto, bem como compartilhar os instrumentos de monitoramento e avaliação.
O Cesmac, por meio da Pró-reitoria Acadêmica Adjunta (Proad), tem acompanhado a gestão do PET- Saúde. Na versão Pet- Saúde Gestão e Assistência, a Proad designou a Profa. Camila Moura Sales, docente do curso de Medicina e coordenadora do Saúde Integrada – projeto que integra os cursos de saúde em inúmeras ações, para participar desse processo. Camila, além de tutora de projeto, também será a responsável para fazer a articulação com a Pró-reitoria.
Segundo a coordenadora do projeto, Quitéria Ferreira, após essa etapa de organização interna das atividades do projeto, será realizado um evento macro de abertura do PET, dia 31 de agosto, com a participação de gestores da Secretaria Municipal de Saúde e das duas IES - Cesmac e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que foram contempladas no PET-Saúde Gestão e Assistência.