LADEPO desenvolve programação da semana no Projeto “Conecta Odonto”

A Liga Acadêmica de Estomatologia e Patologia Oral está apresentando diversas questões envolvendo o assunto, inclusive focadas na conscientização sobre a prevenção

14/08/2020 às 12h42

A programação da semana no projeto “Conecta Odonto” está sendo da Liga Acadêmica de Estomatologia e Patologia Oral - LADEPO (@ladepocesmac), com foco direcionado para a divulgação das especialidades patologia e estomatologia, além da conscientização para as manifestações orais de infecções sexualmente transmissíveis voltada para os cirurgiões dentistas e para a comunidade acadêmica.
A equipe tem o aluno Clayton Carvalho como responsável pelo comando das ações da liga para as atividades, sob a orientação das Professoras Dra. Vanessa de Carla e Dra. Sonia Ferreira. A programação vem apresentando questões relacionadas ao assunto, depoimento sobre o dia a dia de profissionais da área de nível nacional e internacional, entre outras sugestões. A ideia é abordar o tema, tão sério e cheio de tabus, de forma descolada sempre baseado em ciência.
Na última quarta (12), o grupo promoveu uma live sobre o tema: “Relatos de experiência com o atendimento odontológico ao paciente HIV/Aids”, com a participação das egressas, cirurgiã-dentista e mestranda do MPPS Larissa Tinô e a doutoranda em estomatologia pela Unicamp Thayná Melo.

Para o acadêmico do curso de Odontologia e presidente da liga Clayton Clenisson de Carvalho Silva, é uma satisfação em participar do processo. “Todos nós da LADEPO estamos muito entusiasmados e felizes por poder desenvolver um trabalho informativo sobre um tema tão importante que são as manifestações orais de infecções sexualmente transmissíveis, além de ter a possibilidade de divulgar a especialidade da estomatologia e patologia oral, tudo que já fazíamos presencialmente e continuamos fazendo de forma remota principalmente através deste projeto tão importante”, reforça.
A coordenadora da LADEPO Profa. Dra. Vanessa de Carla Batista dos Santos parabeniza a Instituição pelo excelente projeto. “O Conecta Odonto trouxe engajamento e motivação para os nossos alunos. Durante toda semana, pudemos observar um trabalho realizado com muito amor e muita dedicação, além de abordar temas relevantes e de grande importância para o meio acadêmico. Parabéns a todos envolvidos”, ressalta.
Para a Profa. Dra. Sonia Ferreira, vice-presidente da LAPEDO, docente do curso de Odontologia e coordenadora do Programa Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde – MPPS/CESMAC, a semana de desenvolvimento está apresentando uma programação incrível. “Acredito que a ideia do “Conecta Odonto” é genial e tem proporcionado ainda mais aproximação do estudante com o curso, além de trabalhar todas as possiblidades agora nesse momento mais digital, por conta da pandemia. Os acadêmicos estão dando show de conteúdo com temas que serão sempre atuais, como é o caso do atendimento odontológico ao paciente HIV/Aids. Tenho acompanhado cada etapa tanto a liga, quanto agora nesse projeto, e estou muito feliz com o desenvolvimento e engajamento dos alunos”, destaca.