Show de Talentos é destaque na programação do Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac

Com iniciativa da Extensão Universitária, o momento contou com música, poemas, entre outras expressões artístico-culturais

14/01/2021 às 10h29

Na tarde da quarta-feira (13), a arte tomou conta da programação do Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac: A (Re)significação da Presencialidade e Potencialização do Hibridismo. Cultura, música, poemas, entre outras expressões artístico-culturais fizeram parte do evento com a realização do III Show de Talentos do Cesmac, que nesta edição contou com um formato diferente, de maneira virtual. A mesa de abertura do evento contou com a participação do Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto e do Coordenador Geral de Extensão, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães.
O evento foi promovido pela Coordenação Geral de Extensão e contou com: exibição de vídeos de alunos da IES, Coral Cesmac, Banda Jovens Músicos Cesmac e exibição das fotografias selecionadas no I Salão a Virtual de Fotografias. A iniciativa também exibiu o projeto Galeria em Ações Remotas, reunindo acervo virtual com trabalho de importantes artistas alagoanos que já expuseram em na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, como também de artistas que são destaque em no cenário artístico-cultural.

“A Extensão Universitária do Cesmac inovou e empreendeu ano de 2020 frente às mudanças impostas pela pandemia de COVID-19, e com isso criou diversos programas remotos atendendo às diretrizes institucionais coadunado com as diretrizes nacionais da extensão universitária em promover ações comunitárias, a dialogicidade da comunidade acadêmica com a comunidade geral frente às necessidades e a problematização vivenciada nos últimos tempos, tendo a realização destas ações de forma remota. Assim, a criação dos programas de extensão na modalidade remota permitiu a participação ativa dos alunos e professores registrando os maiores números de projetos aprovados, de programas e ações extensionistas existentes no Cesmac”, detalhou Prof. Dr. Rodrigo Guimarães.
Além, do novo formato, a edição inovou ao exibir vídeos que retratam a arte e a cultura alagoana, como do grupo folclórico Caboclinhos do Passo de Camaragibe e Nega da Costa do município de Quebrangulo/AL; o Duo Massayó com a participação da pianista Selma Brito, além do encerramento com a participação ao vivo do maestro do Coral Cesmac, Luiz Martins.

A organização dos eventos, programas e projetos é da Extensão Universitária do Cesmac. A curadoria e apresentação do Show de Talentos ficou por conta da Profa. Ma. Carol Gusmão, Cibelle Araújo e do maestro Luiz Martins. Para a curadora do Show de Talentos, "através do III Show de Talentos, comprovamos definitivamente o engajamento do Centro Universitário Cesmac para com a cultura, que tanto tem servido de salvaguarda em tempos tão sombrios. Com a cultura, podemos reerguer a cada dia, sermos um pouco mais felizes, através de linguagens múltiplas, que nos fazem perceber a cada manifestação, a cada apresentação, um pouquinho do que ainda detemos, cada um de nós, cada um em seu tempo”, relatou a Profa. Ma. Carol Gusmão.

De acordo com Cibelle Araújo, “o ano de 2020 foi desafiador. Com a pandemia da COVID-19 e a mudança no formato de ensino, que se adequou e passou a ser, em sua maioria, de maneira remota, o Show de Talentos também se adaptou. E não poderia deixar de acontecer em melhor momento que integrando a Programação do Congresso. A arte está em toda parte, e em momentos de crise como este seguimos reinventando nossa maneira de encontrar novos sentidos. E foi através desse Show de Talentos virtual que tivemos a chance de celebrar e renovar as esperanças por meio da nossa arte nossa alagoana que é riquíssima e dividi-la um pouco com a comunidade acadêmica e ouvintes do Congresso. Espero que na próxima edição possamos estar juntos presencialmente, e se preciso for, nos reinventando novamente, na busca por meios de levar integração, renovação e esperança por meio da arte”, destacou.

O integrante do Coral Cesmac Marcos Antônio Batista da Silva, afirmou durante o Show de Talentos: "Sou filho de escola pública, conheci todos os tipos de pessoas e fui por um tempo, inclusive, aquele tipo de pessoa que nossa hipocrisia social chama de indesejável. Mas graças a Deus conheci a música, o canto coral, algo muito maior do que um instrumento ou uma solidão dentro de um quarto. Eu conheci a coletividade, eu conheci meu talento e graças a instituições como o IFAL e o Cesmac eu pude sempre estar vivenciando isso”, declarou.

Marcos é doutorando em Educação (Educação e Ciências Sociais) e afirma que tudo é resultado de questões que perpassam a arte, respiram música e principalmente que o fez ser quem é. “Sou pela coletividade de ser um entre vários, mas sem nunca perder minha identidade pois o canto coral é isso, é ser você mesmo dentro de um universo coletivo. Eu não tenho palavras para agradecer ao Cesmac por nunca deixar esse movimento morrer, nem tão pouco deixar de medir esforços para fazer com que cada vez cresça ainda mais”, afirmou.
 
 
Extensão Universitária
 
Show de talentos - Surgiu em 2018 com o intuito de apresentar os talentos artísticos e culturais de toda a comunidade acadêmica e promover a integração por meio da arte dos alunos, professores e colaboradores. As apresentações aconteciam de forma presencial nos campi do Cesmac, no Hall de entrada dos prédios, com apresentações dos acadêmicos e colaboradores em diversas modalidades: música, poesia, dança, teatro, grupos de capoeira, libras/ com apresentações individuais e em grupo. Hoje, por conta da pandemia tudo acontece de forma remota.
Galeria Cesmac em Ações Remotas – Lançando em 2020, para celebrar o aniversário de 10 anos da Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, e continuar com as exposições em meio a pandemia, foi lançado o Programa Galeria em Ações Remotas, com apresentação de algumas obras expostas acompanhadas dos respectivos artistas. As postagens são semanais, sempre às quintas-feiras, destacando os artistas e alguns dos muitos momentos especiais que ocorreram ao longo dessa jornada.  
Salão Virtual de Fotografia - Um canal de valorização aos diversos talentos fotográficos da comunidade acadêmica, alunos e colaboradores da IES. O objetivo é estimular a criatividade e produção artístico-cultural na comunidade acadêmica. As fotografias foram selecionadas pela curadoria da Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes e desde do final do ano passado estão sendo expostas virtualmente.
As publicações dos programas da Extensão Universitária podem ser conferidos na página do Instagram @academico.cesmac.