Cesmac recebe Certificado de "Universidade Amiga da Justiça Eleitoral"

A horaria foi concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Prof. Dr. Lean Araújo representou o Cesmac no evento de entrega

29/07/2022 às 12h18

O Centro Universitário Cesmac recebeu, na tarde de ontem (28), o certificado de “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), pelo desembargador presidente Otávio Leão Praxedes. O TRE/AL firmou em 2020, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE, parceria com as universidades para estimular a participação de acadêmicos no processo eleitoral, em especial, atuando como mesários voluntários.
A participação como mesário voluntário garante horas extracurriculares para os graduandos. Além disso, de acordo com o TRE, a experiência proporciona aos estudantes o protagonismo no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, do processo eleitoral, do voto consciente e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação. A parceria, ainda, possibilita revelar novos talentos para a política, em conformidade com o programa de estímulo à participação dos jovens na vida pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A certificação chancela o compromisso do Cesmac com a formação cidadã dos acadêmicos, ampliando o campo efetivo de experiências que garantem cada vez mais uma formação de excelência na Educação Superior. Parabenizo ao Tribunal Regional Eleitoral pela importante iniciativa, além de agradecer pela honraria”, afirma o Reitor do Cesmac, Dr. João Sampaio.
De acordo com o Prof. Dr. Lean Araújo, coordenador do curso de Direito do Cesmac, que representou a Instituição na solenidade de entrega, “o Tribunal Regional Eleitoral ao conceder o “Selo Universidade Amiga da Justiça Eleitoral” ao Cesmac reconhece o compromisso Institucional com a democracia Brasileira e a efetiva colaboração da academia no processo eleitoral nas suas diversas fases”, ressalta.
Também estavam presentes os Professores da graduação de Direito, Manoel Feliz, e ainda Marcos Joel, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Também receberam a certificação a Universidade Federal de Alagoas (UFAL); o Centro Universitário Tiradentes, além das Faculdades Raimundo Marinho, SEUNE e UNINASSAU.