Egresso do Cesmac atua como pesquisador visitante em Harvard

Ig Ibert Bittencourt vai passar pelo menos um ano como pesquisador visitante na Escola de Educação de Harvard

01/09/2022 às 12h10

O Prof. Dr. Ig Ibert Bittencourt está como pesquisador visitante em Harvard, nos Estados Unidos, desde de julho e pode passar até pelo menos dois anos atuando com o venezuelano Fernando Reimers, diretor da Iniciativa de Inovação em Educação Global da Universidade de Harvard (Global Education Innovation Initiative). O pesquisador é egresso do Cesmac no curso de Análises de Sistemas, hoje Sistemas de Informação.
“No Cesmac tive a oportunidade de aliar educação, tecnologia e empreendedorismo, juntamente com os professores Rafael de Amorim Silva e Dagoberto Miquelino, hoje também docentes da UfaL, com desenvolvimento de um projeto que se tornou uma empresa, uma StartUp pré-incubada chamada Horizontis. Esse processo gerou o produto SimEs, que tinha por objetivo desenvolver simuladores estudantis para a área de Direito, tentando simular o Tribunal de Júri. Ao longo da concepção dessa StartUp pré-incubada conseguimos associar educação, tecnologia e empreendedorismo, sendo o ponto de destaque na minha trajetória no Cesmac”, destaca o cientista da computação.
Ig Ibert é professor do curso do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), recém-graduado em psicologia, e trabalha com a área de informática na educação, mais especificamente com inteligência artificial na educação. Pós-Doutor pela Universidade Estatual de Campinas (UNICAMP), e durante o Doutorado, propôs um modelo teórico e computacional para a construção de Sistemas Educacionais baseados na Web Semântica.
Com atuação tanto na área de tecnologia, quanto na psicologia, o pesquisador direciona o trabalho aplicado ao contexto da educação. Na área de inteligência artificial na educação trabalha com a seguinte pergunta-chave: 'Como o design e uso de Sistemas Educacionais Inteligentes podem levar a uma Experiência Ótima de Aprendizagem?' “Ao invés da gente olhar exclusivamente para o quanto os alunos estão aprendendo, defendo que precisamos olhar para o quão esses alunos estão aprendendo com bem-estar. Então é um olhar duplo focado na aprendizagem e bem-estar”, afirma detalhando.

Sobre Harvard

Fundada em 1636 na cidade de Cambridge, Harvard é a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos e uma das instituições que foram a famosa Ivy League. Inicialmente chamada de New College, ganhou seu nome icônico três anos após a fundação, em uma homenagem a John Harvard, um dos primeiros benfeitores.
A instituição está localizada em uma área de forte presença universitária nos arredores de Boston, onde também ficam o MIT, a Tufts University e a Boston University. Com tantas universidades, a região conta com muitos estudantes estrangeiros vindos de todo o mundo e uma vida social agitada. Afinal, só em Harvard são mais de 23 mil alunos (cerca de 6,9 mil na graduação e 116,1 mil na pós). Com foco na promoção do ensino universal, Harvard é uma das criadoras da plataforma de ensino online edX, junto ao MIT. Atualmente, a iniciativa conta com aulas e cursos gratuitos de mais de 71 áreas do conhecimento. (Fonte: https://www.estudarfora.org.br/harvard-university/ )