Selecionados do Programa Jovem Aprendiz têm dia de acolhimento no CESMAC

Programa Jovem Aprendiz CESMAC contou com a inscrição de mais de três mil candidatos

03/06/2019 às 16h06

Jovens Aprendizes que passaram no Processo Seletivo para os novos integrantes do Programa Jovem Aprendiz CESMAC, tiveram hoje, 3, pela manhã e tarde, momento de acolhimento onde foram recepcionados pelo coordenador do Departamento de Gestão com Pessoas, Gustavo Silva, tesoureiro da Instituição, Dr. Estácio Valente e pelo psicólogo, também do setor de Gestão com Pessoas, Bruno Barros.
Para a Jovem Inessa Barros, que tem 19 anos e gosta da área de psicologia, “fazer parte do Programa Jovem Aprendiz do CESMAC é uma oportunidade única, pois foi meu primeiro contato com o mercado de trabalho, foi minha primeira oportunidade. Então, fazer parte disso é receber uma oportunidade de poder conhecer mais sobre a área administrativa, que é o foco do programa, e trabalhar com o público, que é a minha área de estudo. Para mim está sendo muito incrível, desde a prova até os testes. Eu me senti muito confortável em todas as etapas, foi ótimo. Conhecer novas pessoas e ter esse processo de integração é muito interessante. No início a gente fica um pouco tensa, mas depois todos ficam se conhecendo, conversa, relaxa e fica tudo bem. Como sou aluna de psicologia, essa experiência está sendo ótima”, afirmou a aluna e Jovem Aprendiz.
Após a realização do Processo Seletivo para os novos integrantes do Programa Jovem Aprendiz CESMAC, que contou com a inscrição de mais de três mil candidatos, o Departamento de Gestão com Pessoas da Instituição realizou o acolhimento. Bruno Barros disse que “ integração com os jovens é muito importante, pois eles vão trabalhar em vários setores vestindo a camisa do CESMAC. Apesar de serem Jovens Aprendizes, o CESMAC tem um papel social importantíssimo, na medida de que é o primeiro emprego deles. Imagina como esse jovem chega aqui, ansioso, querendo uma vaga, então o nosso papel é mesmo o de acolher essas pessoas e colocar no mercado de trabalho, dar essa primeira oportunidade. A gente sabe que o mercado de trabalho é muito difícil para quem está chegando e é o primeiro emprego deles, então, CESMAC tem um papel fundamental e social, não só por conta da cota, mas o de incluir no mercado de trabalho e dar a oportunidade para quem sabe, eles alçarem voos a partir daqui”, disse o psicólogo.
Dessa vez, o grupo passou por prova presencial de Redação, dos 500 que melhor se saíram, 150 foram classificados para fazer as outras etapas, como entrevistas, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, um processo complexo para ser justo, já que a seleção foi muito concorrida. Depois de todas as etapas ocorridas, 40 Jovens foram selecionados, dentre eles, 3 são pessoas com deficiência (PCD).
O grupo fez um tour pelas instalações do Centro Universitário CESMAC, incluindo Biblioteca Central, Salas Invertidas, Galeria de Arte, e salas das coordenações para conhecerem e se adaptar à estrutura física dos campi.  Os 40 Jovens Aprendizes começam uma nova etapa em suas vidas. É o papel social do CESMAC, uma das empresas que mais contrata Jovem Aprendiz, mostrando a questão social que a IES tem com a comunidade acadêmica e com a comunidade alagoana em geral.
A seleção aconteceu com base na Consolidação das Leis do Trabalho, Capítulo IV – Da Proteção do Trabalho do Menor, na Lei nº. 10.097, de 19/12/2000, para contratação especial de jovens aprendizes na formação de Auxiliar Administrativo, em conformidade com os arcos ocupacionais previstos na Portaria – MTE nº 615 de 13/12/2007.
A remuneração será de 50% do salário mínimo vigente e o contrato especial de aprendizagem terá duração de vinte e quatro meses, com exceção dos jovens com deficiência, conforme legislação. A carga horária é de 20 horas semanais e 10 dos selecionados, são discentes do CESMAC.