Cesmac responde: dúvidas dos vestibulandos de primeira viagem

A faculdade é um momento muito esperado pela galera que está prestes a sair do ensino médio, e traz consigo diversos questionamentos. Para ajudar quem está nessa fase, vamos responder algumas das principais dúvidas que grande parte dos vestibulandos de primeira viagem tem.

VEJA TAMBÉM:

O que eu preciso para fazer uma faculdade?

Para ingressar num curso de graduação no Cesmac, você precisa ter concluído o ensino médio e ser aprovado no processo seletivo vigente da instituição, que pode ser o Vestibular, Vestibular Agendado, Nota Enem ou através da seleção do Fies (feita pelo MEC).

Quanto tempo leva para eu terminar uma graduação?

Essa resposta dependerá do curso que você escolher. Alguns, como Direito e Enfermagem, têm duração de 10 semestres, ou seja, cinco anos. Outros, levam menos tempo, como Biomedicina e Serviço Social. No Cesmac, todas as informações sobre os cursos oferecidos você encontra em www.cesmac.edu.br/graduacao.

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

Chegamos a uma importante questão que você precisa ter conhecimento antes de escolher o seu curso superior. Então, vamos lá!

Licenciatura é mais indicado aquele vestibulando que pretende ser professor e dar aula para o Ensino Fundamental e/ou Médio. Já o bacharelado é para quem quer  atuar de forma mais ampla no mercado.

Posso fazer faculdade particular sem comprometer minha renda?

Claro que sim. Hoje, com a diversidade de financiamentos estudantis, ficou muito mais fácil de você garantir sua vaga em uma instituição privada. No Cesmac, por exemplo, você tem a sua disposição o Fies e o Pravaler, além do Educa Mais Brasil, que oferece vagas de bolsas de estudo com até 50% de desconto.

Jonnathan Firmino

Jornalista – 1857/AL