O Simpósio Transtornos do Desenvolvimento: uma discussão interdisciplinar, evento realizado pelo Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro Universitário Cesmac em parceria com a Mackenzie, aconteceu na última semana e teve o objetivo é abordar temáticas relacionadas aos transtornos do Desenvolvimento numa visão interdisciplinar atual, com base em recentes estudos científicos.
A programação aconteceu totalmente no formato remoto incluindo mesas de debates importantes sobre a temática central e subtemas trabalhados por doutores, doutorandos e especialistas no assunto do próprio Dinter Distúrbios do Desenvolvimento Cesmac/ Mackenzie e também da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.
A abertura contou com a mesa de tema “Neurociência Social e Afetiva: Sociabilidade e Pertencimento Social em Comunidades Quilombolas do Nordeste Brasileiro”, com a participação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Boggio – Psicólogo (Psicologia Experimental), doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) e Professor do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também coordena o Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social e a especialização em Neurociências e Psicologia Aplicada.
Também teve a participação do Prof. Dr. Elizeu Coutinho de Macedo- Psicólogo e Professor do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que apresentou questões sobre “Comunidades Quilombolas na publicação científica nacional”. Já a Prof. Dra. Carolina Botelho Marinho da Cunha Hecksher – Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ, Visiting PhD Fellow pela Universidade de Berkeley e mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, sendo atualmente pesquisadora de pós-doutorado do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da Universidade Mackenzie e do Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública do IESP/UERJ, destacou a “Experiência em pesquisa de campo e pesquisa política”.
A temática sobre “Cultura, dança e música como forma de sociabilidade e pertencimento social em comunidades” foi discutida pela Prof. Drª Elisa Macedo Dekaney – Pró-Reitora para Pesquisa, Pós-graduação, e Internacionalização do College of Visual and Performing Arts da Syracuse University. Leciona aulas na graduação e pós-graduação em educação musical na Escola de Educação e a Setnor School of Music da Syracuse University, localizada no estado de New York. Entre outras formações também é uma regente requisitada e já comandou centenas de festivais corais nos Estados Unidos, Costa Rica, e Brasil.
01