Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac fazem visita técnica na Igreja dos Martírios

Objetivo foi aprimorar o conhecimento teórico e prático sobre intervenções de obras restauração em prédios históricos

23/05/2022 às 13h50

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac participaram de uma visita técnica nas obras de restauração da Igreja dos Martírios, no centro da capital alagoana. A iniciativa foi realizada na disciplina de Técnicas Retrospectivas, com os alunos do oitavo período da graduação, ministrada pela Profa. Adeciany Souza.
O objetivo da atividade foi buscar aprimorar o conhecimento teórico e prático sobre intervenções de obras restauração em prédios históricos. Na oportunidade, foi trabalho no local com os alunos técnicas de recuperação e restauro dos embrechados localizados torres sineiras e fachadas da edificação, os cuidados quanto material a ser utilizado, os moldes existentes dos azulejos encontrados, verificando o diagnóstico e mapeamento das patologias, materiais a serem utilizados e como saná-las mediante a elaboração dos estudos de um bom prognóstico.

Em seguida, aconteceu uma visita interna da edificação religiosa mostrando as etapas de prospecção das paredes, fachada principal, do forro da nave principal, e altar da igreja, complementando com apresentação das técnicas utilizadas para restauração e conservação do bem histórico. O grupo foi recebido pelo Arquiteto e Urbanista Sandro Gama, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/AL) e ainda os Restauradores: Humberto Gonzaga e Victor Cornejo.

“A visita teve acesso a torre sineira mostrando de forma muito clara a preciosidade e cuidado da restauração dos embrechados, além das fachadas revestidas azulejaria. Vale salientar, o papel dos restauradores e profissionais da obra, mostrando a importância das fases da restauração de um bem histórico e os cuidados ao intervir, e como os futuros arquitetos e urbanistas devem estar atentos as etapas projetuais do projeto restauro desse imponente patrimônio histórico do Centro. Uma aula pratica que complementa os estudos teóricos vistos em sala de aula, que com certeza contribuirá para o futuro profissional. De fato, é por meio do patrimônio histórico-cultural que podemos conhecer a história e tudo que a envolve”, destaca a Profa. Adeciany Souza.