Observatório

OBSERVATÓRIO DA PESQUISA INSTITUCIONAL CESMAC

O Observatório de Pesquisa Institucional Prof. Dr. José Marques de Melo é um ambiente tecnológico propagador da livre investigação científica, voltado para as questões de produção, interpretação e impacto do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido no âmbito da pesquisa institucional do Centro Universitário Cesmac.
O Observatório está direcionado ao fortalecimento dos grupos e linhas de pesquisas institucionalizados, e à formação e participação em redes de pesquisas, nacionais e internacionais, buscando integração com instituições de educação em seus diversos níveis, agências de fomento e centros de pesquisa na prática da pesquisa multicêntrica e interdisciplinar.

Utiliza abordagens metodologicamente inovadoras, e se propõe à contextualização e análise das ações de pesquisa, iniciação científica, inovação tecnológica e desenvolvimento artístico e cultural, gerando indicadores quanti-qualitativos de produção acadêmica docente e discente.

A sistematização dos dados de produção acadêmica institucional permite que a infraestrutura da pesquisa científica no Cesmac passe por constante processo de reavaliação e compreensão dos novos contextos e desafios, sociais e ambientais, gerando oportunidades para que sejam desenvolvidas pesquisas cada vez mais comprometidas com ações de inclusão e empreendedorismo científico, que resultem em ações exitosas e inovadoras.

O mapeamento dos indicadores de produção acadêmica viabiliza a contribuição do Observatório no estudo e na formulação de políticas institucionais de Ciência, Tecnologia e Inovação possibilitando avaliação criteriosa dos impactos sociais da pesquisa científica na melhoria das condições de vida da população e incentivando a utilização de metodologias para interdisciplinaridade e avanços tecnológicos.

Dessa maneira, os dados compilados pelo Observatório são compartilhados, tornando-os acessíveis à comunidade científica, e à sociedade, promovendo e fortalecendo a formação técnica, científica e cultural, assim como a prestação de serviços, permitindo, ainda, um maior entendimento acerca dos procedimentos de proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia, licenciamento e cessão, além de medidas de gestão e apoio a empresas nascentes de base tecnológica, produzindo avanços para a sociedade.