Residência Médica

PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Implantado em 2004 com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Iniciação Científica na instituição e formar jovens pesquisadores. Desde a sua implantação até o ano de 2005, os projetos foram financiados com recursos da própria instituição.

Em 2006, foram estabelecidas parcerias com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (PIBIC/CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Em novembro de 2012, foi estabelecida também a parceria com o Banco Santander.

A partir da vigência 2013-2014 - foi lançado um Edital específico para professores e alunos do mestrado com o objetivo de integrar alunos da graduação aos alunos da pós-graduação. Semente – mestrado, onde o aluno do mestrado é o co-orientador em projetos de iniciação científica cuja temática está alinhada com sua dissertação.

Na vigência 2014 – 2015, lançamos o PSIC voluntário é destinado ao desenvolvimento da pesquisa científica, sem concessão de bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação regularmente matriculados no Centro Universitário Cesmac, e tem como benefício estar vinculado ao apoio institucional, reconhecendo a pesquisa e certificando-a.

Principais atividades desenvolvidas: Jornada de Iniciação Científica, Oficinas e Seminário de acompanhamento dos projetos em andamento.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa científica para alunos de graduação.
Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, principalmente de jovens pesquisadores.
Colaborar para reduzir o tempo médio de curso de pós-graduação de egressos dessa instituição quando matriculados em programas de mestrado ou doutorado reconhecidos pela Capes.
Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas.
Proporcionar ao(s) aluno(s) do projeto, orientado(s) por pesquisador qualificado da instituição, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Informações: psic.semente@cesmac.edu.br.