CESMAC e FMAC realizam mais uma etapa do Projeto Quartas Criativas

Iniciativa aborda tema sobre Matrizes da Arte Nordestina, com a Profa. Carol Gusmão

18/08/2020 às 15h10

O Centro Universitário CESMAC, por meio da Extensão Universitária, em conjunto com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), promovem a partir de amanhã (19), a segunda etapa do Projeto Quartas Criativas. A programação vem sendo realizado desde junho deste ano e nessa etapa, vai abordar o tema único Matrizes da Arte Nordestina, com ênfase nas heranças culturais que influenciaram a construção da identidade artística na região.
As palestras são abertas ao público e têm duração de 12 horas, acontecendo em quatro módulos, nos dias 19 e 26 de agosto e 02 e 09 de setembro, sempre às 19h, pela internet. Ao término do curso será emitido certificado para os participantes que tiverem ao menos 75% de frequência nas aulas virtuais. Todas as informações podem ser acompanhadas no Instagram @academico.cesmac.
O segundo módulo do projeto tem a ministração da Profa. Ma. Carol Gusmão, do curso de Arquitetura e Urbanismo do CESMAC, que também é curadora da Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, e vai receber os palestrantes convidados nos quatro encontros dessa etapa, com temas como: História e Teoria da Arquitetura, História e Teoria da Arte, Arte Alagoana, Crítica de Arte e Cultura Visual.
A docente detalha: “Amanhã (19), o projeto recebe o Prof. Dr. Jorge Vieira, coordenador do Núcleo Acadêmico Afro Indígena e Direitos Humanos - NAFRI-DH, que vai falar cobre “Raízes Indígenas”, uma das matrizes da cultura artística local e regional. Teremos ainda no último encontro a apresentação de obras de artistas e artesãos nordestinos contemporâneos”, explica Carol Gusmão.
De acordo com o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, coordenador da Extensão Universitária no CESMAC, “a parceria com a FMAC é fundamental para o desenvolvimento do programa que tem impacto positivo na comunidade. Visto que, é a Fundação Municipal de Ação Cultural que tem o contato direto com a comunidade cultural do município de Maceió, permitindo assim, a viabilização das ações junto conosco, com a disponibilidade dos melhores professores de diversas áreas e certificação”, declara. Para ter acesso a sala virtual e acompanhar as palestras acesso https://meet.google.com/tpu-uind-cbm

Quartas Criativas
O projeto foi lançado em junho deste ano pela Extensão Universitária do CESMAC e a FMAC, com a proposta de oferecer à comunidade cultural e demais pessoas interessadas, meios de enfrentamento à crise gerada pela Covid-19, por meio do empreendedorismo e marketing digital.
O Programa Quartas Criativas vem promovendo a formação em temas importantes, possibilitando o aperfeiçoamento e atualização para que o público tenha ferramentas necessárias para a continuação dos trabalhos de forma virtual. Nesse contexto, a Extensão Universitária do CESMAC está coadunada às diretrizes nacionais de extensão quando atende e colabora para a resolução das problematizações da comunidade.