Realidade estrangeira e produção de ciência em tempos de pandemia são temas no Congresso Internacional do Cesmac

A programação foi organizada pelo Núcleo de Internacionalização, que promoveu mesas internacionais de debates

12/01/2021 às 13h50

Na manhã de hoje (12), terça-feira, a programação do Congresso Internacional de Educação Superior do Cesmac: A (Re)significação da Presencialidade e Potencialização do Hibridismo, recebeu duas mesas internacionais de debates, com a presença de palestrantes do Reino Unido e Equador, além de pesquisadores de instituições nacionais. A iniciativa foi do Núcleo de Internacionalização do Cesmac, coordenado pela Profa. Morgana Medeiros.

A primeira Mesa Internacional teve como tema: “Realidade intra-pandemia Inglaterra, Europa, Equador e América Latina”, com a presença da Profa. Dra. Carina Bossu – Professora sênior da equipe de desenvolvimento profissional acadêmico da Open University – Universidade Aberta do Reino Unido; líder acadêmica do Applaud, programa credenciado pelo HEA, trabalhando com a equipe APD para apoiar o desenvolvimento profissional e bolsa de ensino e aprendizagem em toda a universidade; foi professora (aprendizagem e ensino) na universidade da Tasmânia – Austrália. A convidada concentra o trabalho e pesquisa em recursos educacionais abertos (REA) e práticas educacionais abertas (OEP) no ensino superior, mais especificamente na aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional.

Quem também participou foi o Prof. Dr. Artieres Estevão Romeiro – Diretor Geral de planejamento e desenvolvimento institucional da Universidade Técnica Particular de Loja – Equador; Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Mestre em Filosofia da Educação pela UNICAMP e graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano; Especialista em Metodologia do ensino superior e gestão e liderança universitária pela Organização Universitária Interamericana – Canadá; membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação; possui experiência em gestão de EAD e realiza estudos sobre teoria crítica e educação, avaliação de EAD, gestão da qualidade, fundamentos da educação, ética e estética.

A segunda Mesa Internacional debateu sobre “A Internacionalização da Ciência em Tempos de COVID-19”, com Flávia Cerqueira - Assessora Internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Prof. Dr. João Vicente - Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e a Profa. Dra. Maria Bueno Barbosa - Docente de Negociações Internacionais no IBMEC/BH.

O debate teve como mediador o Prof. Me. Fabiano Lúcio, docente do curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste, em Arapiraca. Confira a programação no https://diabrasi1.wixsite.com/cies/congresso-cesmac