Curso de Biomedicina participa de webconferência nacional sobre os parâmetros indicativos de processos infecciosos

10/05/2019 às 15h38

Na tarde de ontem, 9, estudantes do curso de Biomedicina do Centro Universitário CESMAC tiveram a oportunidade de acompanhar palestra sobre os parâmetros indicativos de processos infecciosos. O assunto é de grande relevância para os profissionais da área e foi transmitido para mais de 300 pessoas em todo país por webinar, que é um tipo de webconferência na qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem.
Dentro das Análises Clínicas, o profissional biomédico precisa estar sempre correlacionando os resultados laboratoriais com a clínica do paciente.Nesta perspectiva, o curso de Biomedicina está sempre apoiando e promovendo a educação permanente dos acadêmicos e egressos.
Agora em maio estamos em parceria com a Horiba, apoiando a webconferência sobre parâmetros hematológicos de processos infecciosos e nosso egresso, Dr. Luiz Arthur, possui uma brilhante carreira e propriedade para ministrar sobre este assunto que impacta diretamente na conduta terapêutica do médico para com o paciente. Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Hematologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Especialista em Hematoterapia, também pela UNIFESP.

 

Um dos parâmetros é o hemograma, que  é uma contagem de sangue completo, é um teste de sangue para avaliar a  saúde geral e detectar uma grande variedade de desordens, incluindo a anemia, infecção e leucemia.
Um teste de hemograma completo mede vários componentes e funcionalidades do  sangue, incluindo: os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio, os glóbulos brancos, que combatem as infecções, a hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos, o hematócrito, a proporção de glóbulos vermelhos para o componente de fluido, ou de plasma, no  sangue e as plaquetas, que ajudam com a coagulação sanguínea.
Aumentos anormais ou diminuições nas contagens de células como revelado em um hemograma completo podem indicar que a pessoa tem uma condição médica subjacente que exige uma avaliação mais aprofundada. Um hemograma completo pode ser usado para monitorar a saúde. O Prof. Dr.  Luiz Arthur palestrou sobre a importância de relacionar os parâmetros indicativos nos processos infecciosos.