PET- SAÚDE Interprofissionalidade Cesmac debate EIP e as Políticas Indutoras de Formação em Saúde

O PET- Cesmac Interprofissionalidade é um projeto realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

30/11/2020 às 11h37

A iniciativa aconteceu no último dia 25, pelo youtube, com o tema “Educação Interprofissional e as Políticas Indutoras de Formação em Saúde”. A atividade encerrou o ciclo de debates promovidos durante a pandemia, com a participação de pesquisadores nacionais, promovido pelo PET- Saúde Cesmac Interprofissionalidade, projeto realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.
O projeto conta com 61 participantes, entre docentes e discentes dos 11 cursos da área de saúde do Cesmac, incluindo: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Serviço Social, Fisioterapia, Farmácia e Educação Física, além de profissionais de saúde do III Distrito Sanitário e Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.
O evento teve como expositora a Profa. Dra. Rosana Rossit na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que também compõe a equipe de assessoria nacional do PET Saúde Interprofissionalidade pelo Ministério da Saúde e, como mediadora, a professora mestra Ana Soares Tojal, tutora do PET e vinculada aos cursos de Serviço Social e Medicina do Cesmac.

A coordenadora do PET pela Secretaria Municipal de Saúde, profa. Quitéria Ferreira, destacou que o evento contou com participação de membros de outros PET de Alagoas e do Brasil, tendo como objetivo contribuir com o aprofundamento do aprendizado em EIP entre os cursos da saúde, para maior aproximação com as necessidades do SUS. “Nesse momento de pandemia é fundamental o desenvolvimento de atividades que busquem o alinhamento das estratégias para fortalecer a perspectiva da EIP no ensino e as mudanças no trabalho em saúde, com vistas à ampliação das competências colaborativas na atenção à saúde e a melhoria dos indicadores de saúde da população”, afirmou a docente.

A convidada deu ênfase a importância da Formação Interprofissional (EIP) enquanto prática que ocorre quando estudantes ou membros de duas ou mais profissões aprendem com o outro, a partir do outro e sobre o outro, para melhorar a colaboração e a prática do cuidado em saúde.
De acordo com a palestrante, “a formação em saúde, mais do que um conjunto de competências a serem desenvolvidas, constitui-se de experiências significativas nas quais valoriza-se as trocas, o compartilhamento de saberes, o diálogo, o respeito, a ética, e a valorização do outro como parceiro legítimo da construção do conhecimento”, ressaltou a Profa. Dra. Rosana Rossit.

Nessa perspectiva, professora Rosana fez uma retrospectiva histórica das principais políticas indutoras da formação em saúde, como:  Política de Educação Permanente, PET GraduaSUS  e os Contratos de Organização de Ação Pública Ensino-Serviço, indicando que  o PET Interprofissionalidade  constitui-se  uma das políticas indutoras de formação no SUS, por investir na EIP e estimular as práticas colaborativas o trabalho em saúde.
A palestrante lembrou, ainda, que a experiência do projeto, em todo Brasil, tem contribuído com as mudanças nas matrizes curriculares para incorporação da EIP nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A atividade foi moderada pela Profa. Ma. Ana Tojal.