Curso de Design realiza atividade prática sobre Fotografia de Still

Estudantes das disciplinas de Linguagem Visual e Fotografia aturam com cliente real, prestando atendimento à empresa Mundo Verde

03/05/2023 às 15h57

O Centro Universitário Cesmac, por meio do curso de Design, realizou, na última quinta-feira (13), a atividade prática de Fotografia de Still para estudantes de segundo período das disciplinas de Linguagem Visual e Fotografia do curso. A fotografia still é um estilo de fotografia que se refere a temas inanimados e é muito utilizada na comercialização de produtos. Pela primeira vez, a atividade foi realizada com um cliente real, a empresa Mundo Verde – Unidade Ponta Verde. Na ocasião, os estudantes prestaram atendimento ao representante da marca para que compreendessem os valores e o perfil de consumidor.
A atividade teve como objetivo produzir imagens – estáticas e em movimento – para compreender a composição de produtos e como isso é transformado em embalagens, além de interpretar a composição dos mesmos a fim de produzir narrativas visuais que incitem o consumo e estabeleça qualidade de vida para os consumidores. Durante a atividade, os estudantes puderam desenvolver habilidades de fotografia, por meio de linguagens fotográficas, iluminação e manuseio de câmera durante uma prática real de produção de conteúdo. Na disciplina de Linguagem Visual, eles desenvolvem a análise da compreensão do produto – por meio de seu uso e função – e como ele se comunica com os consumidores por meio de suas embalagens.

Além disso, os discentes puderam desenvolver estratégias comunicacionais de veiculação para plataformas digitais por meio de simulação de mock-up’s para uso em plataformas digitais (desenvolvendo estratégias visuais de comunicação digital). A iniciativa dos professores do curso proporcionou aos estudantes a percepção acerca do uso e da função de cada produto, como ele atende a uma necessidade de certos segmentos na sociedade e como é possível produzir conteúdo sobre eles para estabelecer pontes entre o fabricante/comércio e o público consumidor. Assim, é possível aos discentes fechar o ciclo de percepção e entendimento, com sua aplicação de produção de conteúdo e veiculação de mensagens desenvolvendo as habilidades necessárias para o profissional de Design perceber a sua função social na sociedade. Sempre de maneira prática com o conteúdo visto em sala de aula.
Para os estudantes Thyago Henrique da Costa e Karyna Vasconcelos, a atividade é desafiadora e extremamente importante para a formação profissional. “É incrível como começamos a ver o exercício profissional com uma perspectiva muito mais aplicável. Além de desenvolver competências de Fotografia e Linguagem Visual na prática” destaca Vasconcelos. Já para Thyago Costa, a análise dos produtos e a compreensão de como eles se comunicam é enriquecedora: “nunca mais verei o consumo de produtos com o mesmo olhar. Agora, conseguimos compreender a função e como eles se comunicam com a sociedade”, finaliza o estudante.