CEJUSC/CESMAC realiza ação no projeto que apoia o aleitamento materno

Atividade chamada de “Novembro Roxo” aconteceu com gestantes da Comunidade Espírita Nosso Lar

21/11/2019 às 12h36

A ação "Novembro Roxo" faz parte de mais uma programação do projeto intitulado: “Banco de leite móvel: uma contribuição do centro judiciário de cidadania e solução de conflitos do CESMAC para garantia do direito ao aleitamento materno”. O objetivo do contato inicial com mães gestantes da Comunidade Espírita Nosso Lar, foi um importante momento de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno e também da doação. Mas, a atividade teve ainda a intenção de valorizar o cuidado com a autoestima das futuras mamães.
Todo a equipe do projeto dedicou um dia inteiro para a ação iniciando no período da manhã com os cuidados voltados para a beleza das mulheres. Teve arrumação dos cabelos, das unhas, vestuário e até um book fotográfico.

Com tudo pronto, o período da tarde foi reservado para palestras, muita informação e reforço sobre a importância do leite materno. Teve ainda a entrega de um verdadeiro enxoval, com roupinhas e fraldas para os bebês. O momento também foi importante para a interação e confraternização dos pesquisadores com a comunidade, incluindo até um lanche especial.

O estudo conta com a seguinte Equipe de Coordenação: Professora orientadora: Sônia Maria Albuquerque Soares; Co-orientadora: Marília Cerqueira e Coordenação das ações na comunidade: Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro. Além disso, tem ainda os alunos responsáveis pela formação de equipes discentes incluindo: Nathaly Rose Alves Sapucaia – coordenação; Hevellyn Janira Silva Santos – vice-coordenação; e ainda as colaboradoras Anne Karoline da Silva Rocha, Alessandra Sampaio e Maria Gabriela Pereira de Lima Bezerra. A ação também contou com a presença do coordenador do curso de Direito, Prof. Me. Afrânio Roberto.
 
O Projeto
O resumo do estudo estabelece que a Lei 8069/90 veio regular os direitos assegurados a crianças e adolescentes dispondo sobre garantias de direitos fundamentais referentes à vida e saúde. No artigo 9º, certifica o direito ao aleitamento materno, alegando que a saúde do recém-nascido está relacionada com os primeiros cuidados, entre eles, a amamentação, que é essencial para a saúde do bebê, além do contato com as mães, que irá refletir-se no desenvolvimento.
Sendo assim, as unidades de terapia intensiva neonatal têm a obrigação de dispor de um banco de leite humano ou unidade de coleta, assegurando o direito das mães de amamentar os filhos. Diante disso, o objetivo deste projeto é contribuir para a garantia do direito constitucional ao aleitamento materno, pelo diálogo entre acadêmicos do CESMAC e a comunidade, levando em consideração ações desenvolvidas para o fortalecimento da cidadania e da solidariedade como fundamentos para a saúde de crianças recém-nascidas.
O trabalho visa ainda beneficiar os recém-nascidos prematuros, de baixo peso ou doentes, que precisam diariamente do alimento e estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).  A ideia é organizar um cadastro de mães doadoras de diversos bairros de Maceió para que a equipe do CESMAC, juntamente com a da maternidade envolvida no projeto, possa realizar a coleta do leite materno e fazer a entrega na Maternidade Santa Mônica.
 
Mês da Prematuridade
O Dia Mundial da Prematuridade, é celebrado este mês e tem como objetivo conscientizar e alertar sobre o número de casos de nascimento de bebês prematuros e o quanto essa condição pode ser um fator prejudicial para a vida do bebê e dos pais. Por esta razão, instituições de saúde utilizam esse mês para promover ações e campanhas pela vida dos bebês prematuros, utilizando a cor “Roxa” como referencial.
O “Novembro Roxo” também chama a atenção para a importância e necessidade da doação de leite materno. Por se tratar de uma gestação interrompida, 37 semanas não são o suficiente para desenvolver maturidade gastrointestinal dos prematuros e o teor de proteína do leite das mamães. Por esta razão, até um certo período, os bebês precisam receber as primeiras calorias por via intravenosa. Ao passar do tempo, surge a necessidade de amamentação, e em caso de insuficiência do leite da mãe, o leite externo ou de bancos de leite se tornam alternativas. Porém, os bancos de leite brasileiros enfrentam problema de estoque, tornando-se fundamental o incentivo à doação.