Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania no curso de Direito do Cesmac

CEJUS desenvolve técnicas extrajudiciais de solução de conflitos, incluindo conciliação, mediação, entre outros

13/02/2021 às 16h13

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) foi implantado no Cesmac, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e desde 2013 desenvolve técnicas extrajudiciais de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, apresentando à comunidade a viabilidade de uma justiça alternativa, comunitária e célere.
O Cesmac foi a primeira IES de Alagoas que propagou o CEJUSC, implantado pelo TJ em 2012. Por meio de firmação de convênio, o órgão atende à população que reivindica direitos e tem uma equipe formada por pessoal especialmente preparado para o acolhimento e esclarecimentos de dúvidas, aptas a demonstrar as possibilidades e vantagens de solução de conflitos por meio extrajudicial, bem como para atuar na mediação para solução dos conflitos referentes aos direitos disponíveis ou encaminhar o interessado para instituições parceiras, quando necessária e indispensável à promoção de ações judiciais imprescindíveis para assegurar direitos indisponíveis.
O CEJUSC/Cesmac também desenvolve ações externas, com iniciativas por meio do Projeto de idosos “Acesso à Justiça, orientação jurídica e expectativas dos idosos abrigados da Cidade de Maceió”, do Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos Escolar e Comunitário, do Projeto “Apoio ao aleitamento materno” e ainda o Projeto “A conciliação e mediação como métodos de solução de conflitos: uma experiência de extensionistas do Cesmac para disseminação da cultura da paz e da harmonia no convívio em sociedade”.
CEJUSC/Cesmac também organiza cursos de capacitação para o corpo docente e discente da Instituição e para a comunidade, participando de projetos de pesquisas e extensão universitária. A Coordenação Geral é da Professora Sônia Maria Albuquerque Soares e da Juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas. Na última semana os Coordenadores do curso de Direito realizaram visita ao CEJUSC/CESMAC, que vai continuar os atendimentos e audiências de forma remota, mas também estará disponível para atendimentos presenciais. A coordenação também promoveu reunião para planejamento das atividades 2021.1.

A Coordenação das Ações Externas é feita pela Professora Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro; e a Supervisão dos Estagiários e Alunos Voluntários é da Professora Josimea de Barros Pino Souza. O espaço tem ainda as Conciliadoras Thasiana de Fátima Silva e Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro, além dos Psicólogos voluntários e alunos voluntários dos cursos de Direito e Psicologia do Cesmac.

Confira abaixo algumas ações e serviços realizados na trajetória do CEJUSC/Cesmac:
Reunião de Planejamento

Atuação no Vergel em 2019

Mediação escolar - 2019

Ação no Vergel – em 2019

Alunos do Curso de Direito na Mediação Escolar

Participação dos alunos do Curso de Direito em Mutirão

Mediação Escolar

Curso de Extensão em Mediação de Conflitos

Reunião na Plataforma Teams

Ação na Comunidade Nosso Lar

Audiência de Conciliação on-line