Curso de Educação Física do CESMAC obtém aprovação e publicação inéditas no exterior

O resultado é fruto de orientações de Projetos vinculados ao Programa Semente de Iniciação Científica – PSIC e divulgado em um dos maiores periódicos na área de medicina esportiva do mundo: “Medicina e Ciência no Sports & Exercise”

17/07/2020 às 12h51

A publicação internacional foi feita na revista multidisciplinar “Medicina e Ciência no Sports & Exercise” https://journals.lww.com/acsm-msse/pages/default.aspx , por dois acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário CESMAC. O periódico apresenta investigações originais, estudos clínicos e análises abrangentes sobre tópicos atuais em medicina esportiva e ciência do exercício.
Além disso, também é revisado por pares de fisiologistas, fisiatras, fisioterapeutas, médicos de equipe e treinadores hletic, possibilitando uma troca vital de informações das áreas de ciência básica e aplicada, medicina, educação e saúde, sendo considerado um dos maiores periódicos na área de medicina esportiva do mundo.

As pesquisas publicadas resultam de orientações de projetos vinculados ao Programa Semente de Iniciação Científica – PSIC/CESMAC, com os trabalhos sobre EFEITO DA INGESTÃO DE CAFEÍNA SOBRE O DESEMPENHO ANAERÓBIO NO HANDEBOL (PIBIC/CNPq), confira publicação no link: http://encurtador.com.br/jDPWX e EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE CAFEÍNA SOBRE O DESEMPENHO EM ATLETAS DE JUDÔ (PSIC), confira publicação no link: http://encurtador.com.br/befwA .
A coordenação do PSIC/CESMAC destaca a importância das publicações e parabeniza os professores e alunos responsáveis pelos resumos. Segundo o Prof. Dr. Fernando Wagner,  coordenador de Pesquisa Institucional, o PSIC tem como um de seus objetivos estimular e fomentar a produção científica de qualidade no estado de Alagoas, e, em especial, do Centro Universitário CESMAC, despertando nos alunos o senso de curiosidade e pensar científico, o que certamente foi alcançado pelos professores e graduandos envolvidos”, enfatiza.
Ambos os projetos foram realizados sob orientação do docente, Prof. Dr. Carlos Rafaell, junto aos discentes da graduação, André Luiz e Júlio César. A iniciativa também contou com a colaboração do Prof. Dr. João Paulo e Prof. Me. Vitor Fabiano, além do discente Gutemberg Soares.

Os estudos verificaram os efeitos da suplementação de cafeína para o desempenho no handebol e esportes de combate. Os resultados de um dos estudos demonstraram que a ingestão de cafeína foi eficaz em melhorar o desempenho dos atletas de esportes de combate durante o exercício intermitente para membros superiores. Além disso, a ingestão de cafeína não alterou o desempenho de atletas de handebol durante o teste de agilidade com períodos repetidos, embora promoveu um aumento na contribuição anaeróbia.
Para o Prof. Me. Vitor Fabiano, coordenador do curso, “as publicações, uma vez oriundas dos projetos de iniciação científica, são o diferencial do curso de Educação Física do CESMAC, principalmente por acreditar que a Instituição vem caminhado cada vez mais forte, no que diz respeito a oportunizar esse tipo de bolsas para os alunos. Acreditamos que a graduação terá muitas outras pesquisas, incluindo também as voluntárias, o que vai realmente consolidar e agregar não apenas na pesquisa, mas também no ensino e na extensão”, afirma.
"Nós que fazemos a Pesquisa e a Pós-Graduação do CESMAC estamos felizes e em celebração. Ter dois trabalhos apresentados em um dos mais importantes congressos internacionais da Medicina Esportiva marca, mais uma vez, a presença institucional no cenário mundial e atesta a seriedade com que encaramos e fazemos pesquisa em nossa instituição. O curso de graduação Educação Física do Cesmac, por seus docentes, tem um perfil muito forte de pesquisa aplicada, e certamente que outros resultados como esse virão em breve. Professores e alunos estão de parabéns”, declara o Prof. Dr. Giulliano Anderlini - coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação.
Os resumos também foram publicados no Suplemento de um dos maiores congressos de medicina esportiva do mundo, da American College of Sports Medicine - ACSM, que seria realizado em San Francisco, Califórnia nos Estados Unidos, mas devido a pandemia de COVID-19, aconteceu de forma on-line. A meta agora é dar andamento com a publicação no formato de artigo, uma vez que já foram submetidos.