CESMAC apresenta projetos do ciclo 2019/2020 das Bolsas PIBIC para o Ensino Médio

Ao todo, os cinco projetos contam com a participação de alunos das Escolas Estaduais Irene Garrido, Silveira Camerino e Moreira e Silva

09/12/2019 às 19h03

Os cinco projetos de pesquisa que contam com a participação de alunos do ensino médio foram apresentados na tarde desta segunda-feira, 09, no Campus I do Centro Universitário CESMAC. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio iniciou seu novo ciclo e insere alunos da rede estadual de ensino no campo da pesquisa.
O processo de inserção do aluno do ensino médio tem por objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Cada projeto tem um docente como orientador, um aluno como bolsista, ambos do CESMAC e um bolsista PIBIC júnior, que é aluno do ensino médio da Rede Estadual de Ensino Público.
O aluno do 3º ano da Escola Estadual Moreira e Silva, Ryan Silva Sales dos Santos, participa do projeto que trabalha com a redução de queixas musculoesqueléticas em trabalhadores que utilizam o computador por longos períodos. Ele diz que o contato com a pesquisa pode contribuir muito para escolha da futura profissão, “no campo da pesquisa, já consigo enxergar todo o comportamento do aluno da graduação e isso nos estimula a aprender e buscar mais conhecimento”, disse o estudante.

O programa também conta com a participação de estudantes das Escolas Estaduais Irene Garrido e Silveira Camerino.
“É de extrema importância essa parceria entre ensino médio e graduação, pois estamos incentivando de forma precoce o surgimento de um novo talento na iniciação científica e encurtando a distância entre o ensino médio e a pesquisa na graduação. O nosso maior objetivo é despertar nesse aluno a curiosidade sobre a carreira de pesquisador”, destacou o Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Giulliano Anderlini.
“Para o CESMAC é muito importante inserir o aluno do ensino médio junto aos bolsistas e voluntários do programa PSIC, para que o mesmo seja estimulado a ter um senso crítico e enxergar dentro da instituição algo que desperte nele o interesse tanto pelo lado da pesquisa, quanto pelo lado profissional”, afirmou o Coordenador de Pesquisa, Prof. Dr. Fernando Wagner.
Os projetos de pesquisa contemplam as áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia e possuem vigência até julho de 2020.