Programa “Prosa em Casa” no Outubro Rosa traz a história de superação da Profa. Alessandra Pontes

A iniciativa da Extensão Universitária do CESMAC vai debater o tema “A superação para a cura do câncer de mama”

08/10/2020 às 12h17

O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública. É a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. De acordo com as últimas estatísticas mundiais do Globocan 2018 (BRAY, 2018), foram estimados 2,1 milhões de casos novos de câncer e 627 mil óbitos pela doença. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 foram de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, do Ministério da Saúde. Confira o documento completo divulgado no último ano:

O panorama motivou a Extensão Universitária do CESMAC a colaborar com informações direcionadas para prevenção e cuidado da saúde física e mental, fundamentais para a cura. O Programa “Prosa em Casa” é ligado a Coordenação Geral de Extensão do Centro Universitário CESMAC e tem como objetivo divulgar informação sobre diversos temas e diversas áreas para a comunidade acadêmica e geral, trazendo vários profissionais convidados.
Hoje (08), em comemoração ao mês da Campanha Outubro Rosa, o projeto recebe a Profa. Alessandra Pontes para falar sobre o tema: “A superação para a cura do câncer de mama”.  Alessandra foi acometida pelo câncer de mama em 2013, tendo que se limitar aos procedimentos e tratamentos necessários para a luta contra a doença. A energia positiva, controle emocional e a espiritualidade foram fundamentais para o tratamento. Hoje, a professora está curada e retomou já há algum tempo as atividades, se destacando na área da docência como professora universitária do CESMAC, pesquisadora doutoranda do DINTER CESMAC/Mackenzie, e Enfermeira.

De acordo com o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, Coordenador da Extensão Universitária do CESMAC, “A iniciativa une-se a toda sociedade brasileira e alagoana na campanha de combate ao câncer de mama, para passar informações sobre prevenção, tratamento e superação. Semanalmente serão publicados cards informativos, além da participação de diversos profissionais que irão tratar sobre o tema específico. Assim, estaremos unidos nesta campanha Nacional do Ministério da Saúde como forma de ajudar a tantas mulheres que precisam de apoio”, explica.

Alessandra Pontes compartilha: “na vida temos uma certeza o hoje. E quando você recebe o diagnóstico de Câncer percebe que cada dia é uma vitória, uma conquista, e que os projetos precisam existir. Outro ensinamento que fica é de que a vida não pode ser controlada, ela deve ser vivida da melhor forma possível, sempre focando na gratidão pelas oportunidades, família, amigos, pedindo saúde e fé para qualquer diversidade que venha a acontecer”, declara.
Acompanhe a live a partir das 19h, no Instagram @academico.cesmac.