Acadêmica de Engenharia Civil publica artigo sobre Geração de resíduos sólidos urbanos em Revista de repercussão Internacional

Tema é fruto de estudo realizado por Patrícia Santos, com orientação da Profa. Dra. Allani Rocha e com coorientação do Prof. João Paulo de Oliveira Santos

29/03/2021 às 11h22

A publicação do artigo intitulado “Geração de resíduos sólidos urbanos: aplicação de indicador de sustentabilidade em município do semiárido alagoano”, produzido pela acadêmica do curso de Engenharia Civil do Cesmac, foi na Revista Internacional Research, Society and Development – RSD (Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento). A orientação do estudo foi da Profa. Allani Rocha - Engenheira Química pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Alagoas e Doutora em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas, com coorientação do Prof. João Paulo de Oliveira Santos - Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Doutorando em Agronomia (UFPB).
O trabalho teve como avaliador externo da banca de TCC: Williams Raphael de Souza Morais - Graduado em Química e Engenharia civil, Mestre em química e doutorando em materiais. A pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e chama atenção sobre o grande aumento da população humana nas últimas décadas, associado às diversas atividades antrópicas, trouxe um aumento considerável na geração de resíduos, principalmente resíduos sólidos urbanos (RSU). Para quantificar essa apropriação sobre o meio ambiente, diversas ferramentas foram desenvolvidas, com destaque para a Pegada Ecológica (PE), um dos indicadores de sustentabilidade mais difundidos no mundo atualmente. O estudo teve como objetivo analisar a geração e gravimetria de resíduos sólidos urbanos e aplicar a Pegada Ecológica à geração desses materiais no município de Dois Riachos, Alagoas, e foi norteado por uma pesquisa descritiva e quantitativa.

Os dados de geração e gravimetria foram obtidos por meio do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas. A PE per capita e total da área de estudo foram quantificadas. Os resultados mostraram uma taxa de geração de RSU per capita de 0,57 kg / dia por habitante, o que levou a uma produção anual de 1168 toneladas, composta na maioria por matéria orgânica (64,85%). A PE per capita foi de 0,1166 hectares totais, enquanto a PE total do RSU foi de 651,41. A Pegada Ecológica mostrou-se um indicador de fácil aplicação e interpretação dos resultados.
De acordo com a Profa. Dra. Allani Rocha, orientadora da pesquisa, “dentro do atual contexto acadêmico nós, os docentes do Cesmac, estamos sempre a propiciar uma formação plena aos nossos alunos, para que se tornem profissionais que dominem as bases técnico-científicas de sua área de atuação, alcançando assim um perfil   desejado   da   formação. Além de incentiva-los a se manterem evoluindo, com condições de saber ler, escrever artigos e publicar os conhecimentos e experiências geradas. Por isso, sempre que posso oriento TCC e projetos de pesquisa e incentivo os alunos a publicarem, mostrando a importância fundamental desse processo”, detalha.
A docente externa ainda a satisfação pela conquista da egressa: “fico muito feliz e honrada quando meus orientandos, como a ex-aluna Patrícia Santos, se sentem motivados a publicarem seus trabalhos e fazem isso com destreza. O TCC produzido por ela é um trabalho rico e que tem grande relevância social e ambiental, é tão prova que foi aceito por uma revista de circulação internacional que é a Research, Society and Development (ISSN 25253409) que possui Qualis A3 e fator de impacto 1.78”
Segundo Patrícia, “a ideia do TCC surgiu da necessidade de contribuir com meu município natal, Dois Riachos. Junto com meus orientadores propus fazer algo voltado a questão de resíduos sólidos urbanos, foi quando surgiu a proposta de trabalhar com a Pegada Ecológica, um indicador cada vez mais utilizado ao redor do mundo para mensurar as pressões ambientais das populações humanas sobre os ecossistemas naturais. Com o apoio dos meus orientadores e do Cesmac, defendi meu trabalho de conclusão de curso em novembro de 2019, um momento de grande alegria para mim e para minha família. Finalizada essa etapa, fui incentivada a transformar meu trabalho em artigo, visando dá mais visibilidade ao que foi feito e estimular a replicação da pesquisa em outros municípios. Foi assim que submeti o artigo na revista Research, Society and Development, um periódico que no Qualis Preliminar 2019 da CAPES figura como A3, aceito para publicação servindo como base para tantos outros trabalhos que se proponham a identificar o impacto da geração de resíduos sólidos urbanos na sustentabilidade ambiental de municípios ou regiões”, conta.
A acadêmica destaca ainda, que o TCC, hospedado no Repositório Institucional do CESMAC, já recebeu a primeira citação, com trabalho publicado em um periódico internacional. “O fato muito me alegra, pois mostra o potencial de replicabilidade da minha pesquisa”, comenta a Engenheira.
 
Sobre a RSD
A Revista Research, Society and Development (cujo título abreviado é Res., Soc. Dev.) É uma publicação científica multidisciplinar voltada para a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico por meio da publicação de achados ocorridos em diferentes áreas. É uma revista mensal, que publica diversos tipos de manuscritos, como artigos científicos, resenhas e casos didáticos em diversas áreas do conhecimento. A revista recebe inúmeras contribuições em português, inglês ou espanhol, (ou outro idioma a pedido) de pesquisadores da área de Ensino, o que permite avaliar e publicar também objetos educacionais.
Acesse o link para saber mais sobre a pesquisa apresentada na matéria e para conhecer o periódico: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5661
Confira o Artigo na íntegra acessando o link: Artigo -Geração de resíduos sólidos urbanos aplicação de indicador de sustentabilidade em município do semiárido alagoano