Curso de Engenharia Civil comemora 26 anos de trajetória integrando as celebrações do ano 50 do Cesmac

Programação inicia da noite de hoje (11), com palestra, homenagens e apresentações culturais

11/04/2023 às 15h12

O curso de Engenharia Civil do Cesmac está em festa pela passagem dos 26 anos de trajetória na educação superior de Alagoas, data marcada exatamente no último sábado (08). A cerimônia de abertura das comemorações pela passagem do aniversário acontece na noite de hoje (11), a partir das 18h30, no Complexo de Inovações Pedagógicas – Sala Invertida 01. O momento também integra as celebrações dos 50 anos do Cesmac, tornando a programação ainda mais expressiva.

 

A palestra vai tratar sobre o tema “O futuro da Construção Civil: como as tecnologias irão transformar o dia a dia no canteiro de obras’’, com Analista Mariel Pita Costa, que no ato vai representar a Engenheira Civil Ma. Alícia Maria Pita de Souza Costa, que por motivos pessoais não vai poder comparecer. O palestrante Maria Pita de Souza Costa é Gerente Comercial Auditor Líder SGI, Sócio da APC Consultoria e ainda com MBA em Gestão Empresarial.
As histórias estão entrelaçadas nesse caminho, com a graduação apresentando uma importante trajetória na instituição que ao longo desses anos ilumina histórias de vida.  O curso perpassa as turbulências políticas, sociais e econômicas, seguindo firme e forte, como a instituição a que pertence. Em todo o percurso caminha com amadurecimento, junto com aqueles que fazem parte desse processo contínuo e dinâmico.

“Para os que fazem o curso é uma honra participar do processo formador de centenas de profissionais. Festejar 26 anos é consolidar a essencialidade para a economia local e também nacional, além de certificar a importância para o desenvolvimento da nação. Seguimos inovando no seguimento e cada vez mais preparados para receber futuros engenheiros e também formar novos profissionais ainda mais qualificados e de excelência. No ano 50 do Cesmac, o curso marca uma importante trajetória de 26 anos atuando na formação de profissionais renomados, qualificados e que fazem a diferença no universo da Engenharia Civil. É a nossa presença marcante nesse processo de educação. Estamos comemorando de forma visionária, aguardando iniciativas públicas e privadas, no âmbito local e nacional, que proporcionem ao nosso egresso empregabilidade. Vida Longa ao Cesmac e ao curso de Engenharia Civil”, declara a coordenadora do curso, Profa. Roseneide Honorato.

A programação ainda segue durante a semana com as seguintes atividades: amanhã (12), acontece a Celebração da Missa, no Pilotis Campus II, a partir das 17h30. Na quinta (13), acontece a mesa redonda sobre o tema “A engenharia e as oportunidades no estado de Alagoas”, com os convidados: Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas – Ademi-AL, Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas - Sinduscon, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas - Crea-AL,  e Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas - Senge – Al, que vai acontecer no Complexo de Inovações Pedagógicas - Sala Invertida 01, às 18h30.

Concluindo as celebrações na sexta (14) o curso vai Festejar os 26 anos com a apresentação do Coral Cesmac e a Banda Jovens Músicos, no Pilotis Campus II, a partir das 18h30; além da publicação do Jornal da Engenharia Civil – Ano II – Nº 05, trazendo assuntos importantes sobre inovações na construção civil e arquitetura, além de diversos depoimentos sobre a importância do curso alinhada aos 50 anos da IES.