Curso de Engenharia Civil contabiliza importantes ações realizadas no último ano e segue crescendo em 2023
Coordenação, docentes e acadêmicos em várias atividades e iniciativas
02/03/2023 às 10h36
O último ano para o curso de Engenharia Civil do Cesmac foi intensamente marcado por uma série de realizações, ações e inciativas, que reforçaram o crescimento e também marcaram as celebrações dos 25 anos da graduação. A graduação promoveu várias atividades, reunindo dirigentes, docentes, acadêmicos e também convidados locais e nacionais.
Para celebrar os 25 anos do curso a coordenação fez uma programação especial, inclusive com celebração momento eucarístico, celebração de missa, ministrada pelo pároco universitário Elison, e presença de Coordenadores Gerais da Instituição, coordenadores de curso, ex coordenadores do curso de Engenharia Civil, docentes, discentes, egressos convidados e funcionários do Campus II. Outro ato que marcou a trajetória da graduação no último ano foi a Criação do Jornal da Engenharia Civil – Ano I. O objetivo é apresentar à comunidade acadêmica Cesmac, uma publicação concebida como produto de maturação e comemoração da data. Idealizado pela coordenação e com excelente receptividade na academia, o Jornal surgiu com vários objetivos, dentre eles, apresentar o curso e as informações em mais um canal de comunicação Institucional.
Teve ainda a Participação no Programa Portas Abertas em parceria com o Stricto Sensu, onde o curso reuniu alunos do Ensino Médio e Fundamental Maior em Laboratórios de disciplinas para apresentações de Ensaios Laboratoriais, participações em Jogos Lúdicos utilizados pelos alunos do curso de Engenharia Civil. A iniciativa também foi importante para apresentar a Engenharia Civil do Cesmac para esse público, ampliando e fortalecendo o processo de divulgação. O ano também foi marcado pela participação no Programa Cesmac 360° em parceria com o Departamento de Marketing da Instituição. O momento também serviu para apresentar o curso de Engenharia Civil aos alunos do ensino médio, nas salas invertidas. Os alunos recebem informações diretas e objetivas dos docentes possibilitando o entendimento sobre a área e também tirando dúvidas. O processo reforça a importante integração entre a academia e o ensino médio de Alagoas.
Outra participação foi de docentes do curso no Prêmio Master Ademi/AL 2022. Os professores José Moisés, Zeferino Alencar e Matheus Cedrim participaram do processo de seleção/avaliação que destina prêmio aos melhores do ano nessa área. Engenheiros egressos de curso também participam, como foi o caso de Marcelo Constantino. Os Professores do curso participaram ainda do Programa Centelha a nível nacional, como avaliadores convidados do prêmio. Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) em parceria com o Núcleo de Robótica e Centro de Inovação Tecnológica do Cesmac. Como resultado, integrado a disciplina, aluno e docente desenvolveram um produto - aplicativo de realidade aumentada, na área de Estruturas do curso. O projeto foi concluído e testado por diversos alunos do curso. Mais uma inovação concebida, em função da integração professor-aluno, resultado de Projeto de Iniciação Científica PSIC – com Liga Acadêmica.
Outro marco na graduação celebrou quatro anos de metodologia integrativa no curso (1º ao 10º período), com implementação da prova integrada institucional em todos os períodos do curso, com todas as disciplinas participativas do processo de avaliação, em documento formal impresso - Prova Integrada.
A realização do Encontro de Egressos da primeira turma (2001.2) até os dias atuais (2022.1). O evento aconteceu no Campus II, para socialização e palestras sobre o mercado da Engenharia em Alagoas e no Brasil, aos olhos do profissional. Foram 25 egressos convidados para palestrar em todos os períodos, comemorando os 25 anos de vida do curso, compartilhando experiências e vivências com os alunos.
O curso de Engenharia Civil Cesmac é mais uma vez representante da sociedade civil como Titular, no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy, com a participação da docente Marianny, da área de Recursos Hídricos e Saneamento, no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy - Alagoas, onde o curso de Engenharia Civil tem/teve participação ativa, como membro nas duas bacias alagoanas. A professora marcou presença no Simpósio de Recursos Hídricos, coligado ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy - Alagoas, representando o Estado de Alagoas e o Cesmac no evento. O Professor Ricardo Queiroz, Geólogo do curso, faz parte do Comitê Técnico composto pelas Defesas Civis Municipal e Nacional, Geoprojetos e BRASKEM na cidade de Maceió/AL, no processo Geológico dos bairros afetados: Bebedouro, Cambona, Bom Parto e Pinheiro. As solenidades de Colação de Grau também marcam o quanto o curso tem formado Engenheiros Civis cada vez mais qualificados e que atuam local e nacionalmente.
Perspectivas para 2023 no ano dos 50 anos do Cesmac
“As perspectivas do curso para 2023 integram os 50 anos de existência do Cesmac. Momentos áuricos que serão celebrados nas ações e atividades contempladas para o curso neste vigente ano; sempre na busca pela excelência, que é um marco institucional. Daremos continuidade aos projetos sociais, a busca pela qualidade no ensino, o fomento à pesquisa e extensão e as parcerias já consagradas”, detalha a Profa. Roseneide Honorato, Coordenadora da graduação.
O curso vai continuar renovando e inovando ações, tais como: o Ano II do Jornal da Engenharia Civil, parceria com os programas institucionais - Programa Portas Abertas (Stricto Sensu) e Programa Cesmac 360° (Marketing), parceria com graduações e parceria com a Engenharia Institucional, dentre outras.