Curso de Engenharia Civil do Cesmac completa 26 anos com programação especial

Durante cerimônia que abriu as comemorações, docentes e egressos foram agraciados com menções honrosas

12/04/2023 às 11h48

O Cesmac, por meio da coordenação de Engenharia Civil, promoveu, na noite de ontem (11), uma cerimônia alusiva às comemorações dos 26 anos de existência do curso. Durante o evento, realizado no Complexo de Inovações Pedagógicas, foram realizadas homenagens aos docentes e egressos que marcaram a história da graduação. Professores e alunos prestigiaram o momento, que foi marcado ainda pela realização de palestra magna sobre o futuro da construção civil.

A programação, que integra as celebrações do cinquentenário do Cesmac, teve início com o pronunciamento do Coordenador Geral de Extensão Universitária, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, destacando a relevância da IES na formação de profissionais que fazem a diferença no estado de Alagoas. Em seguida, durante o discurso, a Coordenadora do curso de Engenharia Civil, Profa. Roseneide Honorato, ressaltou o papel do curso que, ao longo dos anos, superou dificuldades políticas, sociais e econômicas e segue se destacando no cenário local e nacional. A coordenadora agradeceu ainda a participação massiva dos professores do curso e da Pró-Reitoria de Graduação, com a presença dos professores Maria do Desterro – Coordenadora do Apoio ao Discente, Samara Griz – Coordenadora Geral de Graduação, e Giuliano Anderlini – Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação.

Durante a cerimônia, os docentes mais antigos do curso receberam o Certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados durante todos os anos de trabalho. Os professores Carlos Augusto Archanjo Silva, Gidelson Ferro da Silva, Ricardo Queiroz e José Moisés da Luz Lima foram agraciados pela coordenação do curso. Além deles, ainda foram homenageados os alunos que integraram a primeira turma de concluintes do curso de Engenharia Civil do Cesmac, formada em dezembro de 2021. Os egressos, professor do Cesmac e engenheiro civil Josivaldo Januário de Lima Pinto, e a engenheira civil Cynthia Rafaela Ferreira de Menezes, receberam os certificados em nome dos colegas de turma.

A noite também foi marcada pela palestra com o tema “O futuro da construção civil: como as tecnologias irão transformar o dia a dia no canteiro de obras”. O palestrante, Mariel Pita Costa, que é gerente comercial auditor líder SGI, sócio da APC consultoria e especialista em Gestão Empresarial, trouxe importantes contribuições sobre a realidade do mercado da construção civil em Alagoas.
 
Programação
As comemorações alusivas aos 26 anos do curso de Engenharia Civil serão realizadas até o próximo dia 14. Amanhã (12), ocorre a Celebração da Missa, a partir das 17h30, no Pilotis do Campus II.
Na quinta-feira (13), acontece a Mesa Redonda com o tema “A engenharia e as oportunidades do estado de Alagoas”, com convidados da Ademi, do Sinduscon, do CREA-AL e do Sindicato dos Engenheiros. O evento será realizado no Complexo de Inovações - Sala Invertida, a partir das 18h30.
No último dia de celebrações, sexta-feira (14), o curso vai Festejar os 26 anos com a apresentação do Coral Cesmac e a Banda Jovens Músicos, no Pilotis Campus II, a partir das 18h30; além da publicação do Jornal da Engenharia Civil – Ano II – Nº 05, trazendo assuntos importantes sobre inovações na construção civil e arquitetura, e também diversos depoimentos sobre a importância do curso alinhados aos 50 anos da IES.