Discente de Engenharia Civil do Cesmac relata sobre a importância do estágio

Thacya Silva Lopes narrou sua experiência e ressaltou a relevância da prática para sua carreira

09/05/2023 às 08h25

A discente Thaycya Silva Lopes, que cursa o 9° período de Engenharia Civil do Cesmac, relatou sobre as experiências vividas nos estágios por onde passou como acadêmica. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso como ato educativo escolar supervisionado, com o objetivo de promover o aprendizado em competências próprias da atividade profissional. Tem sido a partir dessa vivência do ambiente de trabalho, proporcionada pelos estágios, que a discente tem desenvolvido sua prática profissional ainda na qualidade de estudante.
Estagiando desde o 4º período, Thaycya passou por três empresas diferentes: Uchôa Construções LTDA; Lins Irmão LTDA (Colil Construções); e MCZ Construções e Incorporações LTDA, onde estagia atualmente. Durante sua passagem pela construtora Uchoa Construções LTDA, a discente vivenciou sua primeira experiência com obras. “O setor onde estava locada era responsável pela parte de revestimento cerâmico e minhas atividades eram referentes ao acompanhamento dos serviços de revestimento de pisos e paredes, a leitura de projetos e ao acompanhamento de testes de estanqueidade”, destacou Thaycya.
No estágio seguinte, na construtora Lins Irmão LTDA (Colil Construções, o foco da atividade também eram as obras, porém em fase inicial. Nessa segunda experiência, a discente supervisionava as perfurações e concretagens das estacas, vigas, pilares e blocos. Além disso, realizava atividade de rastreabilidade do concreto, cálculo de volume do concreto, acompanhava escavações dos blocos, locação de gabarito, conferência do slump e de prumo, leitura de projetos, conferência das ferragens e organização do sistema de qualidade. “Após essa experiência, fui transferida para outra obra da mesma empresa, que estava na parte final da fundação e cuja estrutura já estava encaminhada”, relatou a acadêmica, destacando a possibilidade de crescimento dentro do próprio estágio.
Atualmente, no terceiro estágio, a futura graduada em Engenharia Civil atua na MCZ Construções e incorporações LTDA. A empresa é voltada para área de escritório, cujo principal ramo é o de licitações. Neste estágio, é responsável por fazer planilhas orçamentarias e organizar documentos para licitação de acordo com os editais, através dos quais as licitações são desenvolvidas. “Em todos os estágios que passei sempre tive a oportunidade de aprender coisas diferentes e isso foi de grande importância para meu aprendizado. Através da prática, consegui ter um entendimento mais profundo do curso e da profissão de engenheiro civil. O estágio realmente precisa ser aproveitado ao máximo, porque é o momento de tirar dúvidas, de pesquisa e de aprender, o que é muito importante”, finalizou Thaycya.