Docente do curso de Engenharia Civil é eleita Presidente do Comitê da Região Hidrográfica do Pratagy

Professora Marianny Monteiro representa a instituição, trazendo uma linha de inserção para pesquisas, reforçando o compromisso da instituição com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

18/10/2023 às 18h13

A docente Marianny Monteiro do curso de Engenharia Civil do Cesmac foi eleita Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Região do Pratagy na última eleição do órgão colegiado que ocorreu no dia 14 de agosto de 2023, o cargo terá duração de 2 anos e dará continuidade as ações desenvolvidas pela docente em representação a esta instituição dentro do comitê, contribuindo com pesquisas que embasam ações efetivas na bacia hidrográfica.
O Comitê de Bacias tem papel fundamental na gestão sustentável dos recursos hídricos de uma determinada região hidrográfica. A sua importância é vasta e multifacetada, envolvendo a Gestão Integrada, a Preservação Ambiental, a Participação Pública e Educação, o Conflitos de Uso da Água, o Cumprimento da Legislação Ambiental, dentre outras.
O Cesmac tem sua representatividade nos Comitês de Bacias Alagoanos desde 2017 através do curso de Engenharia Civil trazendo uma linha interessante de inserção para pesquisas utilizando a mão de obra acadêmica na busca de resultados e dados que irão contribuir na gestão deste importante setor, tão essencial nas diversas esferas da sociedade, buscando sempre o tripé institucional entre o ensino, pesquisa e extensão. Ao longo destes 6 anos de atuação dentro do comitê foram desenvolvidos diversos trabalhos acadêmicos junto com os discentes, participações em congressos científicos e trabalhos de conclusões de curso.
A professora Marianny ressalta que, “É fundamental destacar que a bacia hidrográfica do Pratagy enfrenta desafios importantes, como a poluição da água, o desmatamento das áreas ciliares e a pressão do desenvolvimento urbano. E por isso, a gestão sustentável e a proteção contínua dessa bacia são essenciais para garantir que continue a desempenhar seu papel crucial no estado de Alagoas, fornecendo recursos naturais, apoiando a biodiversidade e promovendo o bem-estar das comunidades locais.”
A bacia hidrográfica do Pratagy possui uma extrema importância para o estado de Alagoas, desempenhando um papel vital em diversos aspectos, desde o abastecimento de água até a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico da região e em mais uma gestão do comitê o Cesmac, em foco ao curso de Engenharia Civil estará inserido ativamente em prol do desenvolvimento sustentável deste recurso valioso, a água e sua gestão.
Segue linha do tempo contendo as principais atividades desenvolvidas pela docente nos 6 anos de participação no CH Pratagy: